No âmbito do do programa Europa Criativa 2014-2020, a Comissão Europeia lança o segundo convite à apresentação de propostas relativos à Ação Preparatória – Cinemas as Innovation Hubs for Local Communities, que tem como objetivo testar novos modelos e experiências de fruição de cinema, levando em consideração as necessidades das comunidades locais.

Os projetos podem ser financiados até 70 % dos custos totais, com limite de 500 mil euros por projeto. O prazo-limite para as candidaturas passa a estar em aberto até dia 21 de agosto de 2020.

O foco estará em projetos capazes de repensar a experiência cinematográfica após a crise pandémica de covid-19, com vista à criação de espaços culturais inovadores, em particular a cooperação entre cinemas e plataformas VOD.

Destaque também para o desenvolvimento de audiências e na construção de comunidades por meio de experiências interativas (através da oferta de uma ampla gama de atividades culturais e educacionais) envolvendo a colaboração entre as salas de cinema e outros operadores dos setores cultural e criativo.

Toda a informação e documentação pode ser consultada aqui.

Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.