Até ao próximo dia 24 deste mês, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, mantém em aberto o concurso “Quem é Calouste?” com o objetivo de dar a conhecer junto dos jovens a figura do seu fundador.

Desta forma, jovens, entre os 15 e os 25 anos de idade,  são convidados a apresentar, através de manifestações artísticas, as suas interpretações das diferentes fases da vida de Calouste Sarkis Gulbenkian.

No total serão entregues 24 prémios distribuídos por quatro categorias: música, filme, texto e artes visuais. Para participar, os concorrentes devem enviar um projecto artístico à sua escolha, quer seja uma composição musical (com um máximo de cinco minutos), um vídeo (com um limite de dez minutos), um texto (sem limite de palavras) ou uma expressão artística visual. A única condição é que todos os trabalhos enviados se inspirem na vida e trajetória de Calouste Gulbenkian.

A cada categoria do concurso serão entregues seis prémios, repartidos por dois escalões: jovens dos 15 aos 18 anos e dos 19 aos 25 anos. No primeiro escalão, o vencedor em cada uma das categorias recebe 750 euros mais 5 000 euros para a escola que frequenta, quem ficar em segundo lugar ganha 500 euros mais 4 000 euros para a sua escola, e o terceiro classificado fica com 300 euros e a escola com 3 000 euros.  No escalão dos mais velhos, os prémios são de 1000 euros para o primeiro lugar, 750 para o segundo e 500 para o terceiro. Neste escalão, todos os lugares do pódio recebem um voucher de 250 euros em livros da loja da fundação.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Sheila Thomson via flickr

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.