O Teatro do Bairro Alto, em colaboração com a artista e investigadora Jilliene Sellner, junta compositoras e interpretes do Médio Oriente em  conferências musicais online. No dia 26 de maio a violoncelista e compositora Zeynep Ayşe Hatipoğlu será a convidada do encontro remoto.

O projeto de investigação desenvolvido por Jilliene Sellner – Heya: Feminist networked co-creation between Europe and the Middle East– “procura criar pontes entre mulheres que criam sons, ruídos, gravações de campo, música experimental e música eletrónica e uma audiência global”. A experiência de Heya, “ela” em Árabe, está na reflexão do processo colaborativo mais do que na peça sonora final. 

Para além das experimentações sonoras, este projeto contorna os formatos convencionais ao estender a experiência para uma discussão sobre A forma como estas artistas trabalham fora dos contextos ocidentais convencionais, em que a liberdade de circulação ou de expressão não existe da mesma forma.  

A violoncelista e compositora convidada do dia 26 de maio, Zeynep Ayşe Hatipoğlu, tem colaborado com vários músicos e artistas, fazendo parte dos ensembles SAVT e Klank.ist.

A sessão terá duração de uma hora e vai ser transmitida em livetreaming no Facebook e website do TBA. 

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia do TBA

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.