Organizado pelas Edições do Gosto desde 2005, o Congresso dos Cozinheiros (CNC) está de regresso e realizar-se-á em Oeiras, no Nirvana Studios. Nos dias 25 e 26 de setembro prepara-te para “aprender mais sobre a riqueza das pessoas, gastronomia e cultura africana”.
O CNC surgiu como uma plataforma de partilha entre a geração emergente à época, os consolidados, e os que mais tarde viriam a ter o seu lugar na culinária profissional. Num ambiente descontraído, poderás encontrar apresentações, música e degustações, para além de poderes ter contacto com alguns dos nomes da cozinha portuguesa. Este ano, a cozinha africana terá também um destaque especial.
O Congresso, para além de ser aberto ao público, conta também com a presença de “profissionais relacionados com o universo gastronómico”, como cozinheiros, pasteleiros, bartenders, sommeliers, gestores, empresários, professores e estudantes das áreas de hotelaria e restauração.
Este ano, a “Conexão Africana” é o fio condutor para “um cartaz com alguns dos nomes mais sonantes e que marcam pela primeira vez presença no nosso país”. É uma oportunidade para aprender mais sobre a influência da cultura africana na gastronomia portuguesa, com especial destaque para os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).
Alguns dos oradores que irão estar presentes são: Marlene Vieira, a chefe portuguesa dos Restaurantes “Cozinha Zunzum Gastrobar” e “Marlene”; Fatmata Binta, de ascendência guineense e distinguida em 2021 como The Best Chef Rising Star; João Carlos Silva, nascido em São Tomé e Príncipe e atualmente coordenador da Bienal de Arte e Cultura do seu país; João Sá, chefe português do Restaurante “Sála”; Teresa Castro, cozinheira e pasteleira no espaço “Sambo de Castro”, entre muitos outros.
O Nirvana Studios será o palco para “partilhar, para ver, refletir e sentir”. Os bilhetes já podem ser adquiridos na Ticketline e conseguirás ter acesso a debates, demonstrações de cozinha e a várias atividades sociais.
O Congresso dos Cozinheiros une a Organização Edições do Gosto à INTER Magazine que, por sua vez, têm parceria com a Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) e com várias marcas que tornam possível a realização deste “evento inédito em Portugal”.