A Birra da Cerveja, o festival que celebra a criatividade cervejeira portuguesa, chega ao Palácio da Junta de Freguesia do Lumiar entre os dias 5 e 7 de Julho.

O programa integra não só seis cervejeiros artesanais portugueses, a Cerveja Chica, a Colossus Craft Brewery, a Cerveja D’Ourique, a Gallas Cerveja, a Cerveja Artesanal Uwaga e a Sacarrabos, mas também um conjunto de actividades que querem promover, mais do que o consumo, a cultura cervejinica: workshops, showcookings, exposições, teatro, lançamentos ou música daquela que faz abanar a anca.

No dia 5 de Julho há showcooking com encontro marcado entre peixinhos da horta e cerveja preta e, ainda, lançamento da Revista Gerador de Julho com cheiro a verão.

No dia 6 é a vez da bióloga Melissa Badrudin invadir o Salão Nobre do Palácio com o workshop de aromas e sabores para te ensinar a distinguir os principais estilos e defeitos cervejinicos, com ciência à mistura. Estreia, ainda, o espectáculo (de) coração dos alunos de teatro da Faísca Gerador, um projecto do Gerador de formação gratuita em artes para jovens de bairros prioritários de Lisboa e que abre as hostes para o Dj Set Uma Noite Estúpida.

No último dia, dia 7 de Julho, a Cláudia Caseira promete mostrar a melhor receita de gelado de cerveja, coco e chocolate e aconchegar as barrigas para o lançamento dos livros de ilustração da Daniela Ferreira e do Haran Amorim, também alunos da Faísca Gerador.

Durante os 3 dias, há várias actividades em permanência, como é a exposição do Laboratório de Cerveja da Dois Corvos, que quer desmistificar o lado científico da cerveja e mostrar que a levedura não é um bicho de sete cabeças.

A entrada são 2 eur e dá acesso ao copo de vidro e, ainda, a todas as iniciativas do programa. Os Sócios Gerador têm acesso a entrada livre, em qualquer um dos três dias. Basta, para isso, apresentares o Cartão de Sócio Gerador no quiosque da bilheteira.

Descarrega o programa completo aqui :-)

O Gerador é um parceiro da Birra da Cerveja.

Créditos – Foto de Andreia Mayer