Contagem decrescente para mais uma edição do The 48h Film Project Lisboa, que regressa à capital portuguesa entre 10 e 12 de maio para dois dias de competição, que culminam numa festa de encerramento e entrega de prémios no dia 26 de maio no Musicbox.

O evento chegou a Portugal em 2009 e tem como objetivo promover a realização de curta-metragens em apenas 48 horas. Para isso, é necessário reunir uma equipa; fazer a inscrição; e aparecer no ponto de encontro do evento Kickoff (o primeiro dia de competição). Apenas 15 minutos antes de se iniciar a competição, cada equipa tira à sorte um género para o filme que vai fazer, que também terá de incluir uma personagem, um objeto e uma frase em particular. Profissionais ou não, todos se podem candidatar e integrar uma equipa que já deve incluir elenco e técnicos, não existindo um limite de participantes.

Em 2018, o filme Refém, produzido pela equipa Black.Art, foi o grande vencedor,  tendo representado Lisboa juntamente com filmes vencedores de todo o mundo no Filmapalooza 2019. Em segundo lugar ficou Espelho Meu, de Walter Hill seguido “Por uma unha negra”, de Busca-pólos, em terceiro lugar.

O vencedor da edição deste ano em Lisboa vai competir, tal como habitualmente, no Filmapalooza 2020, em Roterdão, habilitando-se a ganhar o Grande Prémio de Melhor Filme do Ano, o que significa ver a sua curta no Short Film Corner do Festival em Cannes, também em 2020. Para além disso, os três melhores filmes serão premiados pelo festival FEST – New Directors, New Films Festival. Mas serão atribuídos prémios, para além do Melhor Filme, em diversas outras categorias, nomeadamente o Prémio Shortcutz Curtalisboa, Prémio do Público Gerador, entre muitos outros.

O Kickoff e Dropoff deste ano decorrem no LARGO Café Estúdio, no Intendente, em Lisboa. Ainda que o evento esteja ancorado a Lisboa, é possível filmar a partir de outras localidades. De acordo com a organização, o requisito do The 48 Hour Film Project é que um representante da equipa esteja presente no Kickoff e no Dropoff.

As inscrições para o The 48h Film Project Lisboa encontram-se agora numa segunda fase até amanhã, dia 30, com um custo por equipa de 110€. Depois dessa data e até ao primeiro dia do evento, a inscrição tem um custo de 130€. As inscrições podem ser feitas aqui.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Thomas Ellmenreich via Unsplash

O The 48 Hour Film Project Lisboa é parceiro do Gerador


Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.