Estamos em contagem descrecente para o Tremor 2019: Hailu Mergia, Yin Yin e Fumaça Preta completaram, recentemente, o lote de artistas que irão actuar na ilha de São Miguel de 9 a 13 de abril, juntando-se assim aos nomes anteriormente anunciados.

Além destes, nas residências artísticas, a organização do Tremor anunciou ainda a inauguração da exposição que sumariza o trabalho realizado por Renato Cruz Santos e Duarte Ferreira: Sístole será composta por um conjunto de instalações que juntando imagem e som constroem uma viagem imersiva ao encontro da ilha do Tremor, pautada pelos ritmos da paisagem.

Apostando na criação de experiências únicas, o Tremor convidou também a companhia polaca Instytut B61 para a apresentação de uma peça-performance imersiva que ocupará um espaço mistério da ilha de São Miguel.

Na secção dedicada ao público infanto-juvenil e familiar, o Mini-Tremor, o Estúdio 13, o novo espaço de indústrias criativas de Ponta Delgada, torna-se a casa de miúdos e graúdos com um programa de workshops, concertos, mini-disco e brincadeiras. E porque o cartaz de um festival não se faz sem dança e festa, as noites do evento estarão entregues às mão de Odete, MCZO & DUKE, La Flama Blanca feat. ZÉFYRE, Black vs DJ FITZ, Zuga 73 + Tape + Nex e DJ Milhafre b2b DJ Fellini.

A programação deste Tremor 2019 integra ainda o percurso programático The Future is Female, que pretende olhar, debater e pensar o papel da mulher nas indústrias criativas e musicais europeias e dos Estados Unidos. A par de um ciclo de conversa com artistas como Instytut B61, Odete, Lafawndah, Laura Diaz (Teto Preto), fazem parte deste circuito os concertos de Lula Pena, Odete, Hayley Heynderickx, Moon Duo e Vive La Void. Este ciclo conta com o apoio da FLAD e Embaixada dos Estados Unidos da América.

Com mais de 40 artistas confirmados, o Tremor apresentará uma vasta programação que ocupa salas de espectáculo e espaços informais de Ponta Delgada e Ribeira Grande. Recorde-se que os novos nomes juntam-se aos já anunciados de Bulimundo, Colin Stetson, Moon Duo, Jacco Gardner, Pop Dell’Arte, Grails, Lula Pena, Haley Heynderickx, Lafawndah, Cave, CZN, The Sunflowers, Teto Preto, Maria Beraldo, Natalie Sharp, Trans Van Santos; e às residências artísticas e colaborações de Ondamarela + Escola de Música de Rabo de Peixe + ASISM; ZA! + Despensas de Rabo de Peixe + Rubén Monfort; Diogo Lima + LBC; dB + Balada Brassado; Rafael Carvalho + FliP; Pedro Lucas + WE SEA; e Cristóvão Ferreira + Tupperwear.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia do cartaz oficial
O Gerador é parceiro do Tremor

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.