Durante o mês de agosto, a Câmara Municipal de Coimbra apresenta no Convento de São Francisco, uma vasta programação de atividades e exposições de frequência e visita gratuitas.

Em destaque encontra-se a exposição INSTRMNTS, criada pelo músico e compositor Victor Gama, que apresenta um conjunto de 40 instrumentos musicais originais, onde o visitante é convidado a experimentar e a interagir. Ao percorrer os trajetos sugeridos, o visitante tem a oportunidade única de experimentar o som, a música, o design e a performance como elementos de primeiro plano na criação artística. Associado à exposição existe ainda um programa de atividades composto por workshops, jogos e visitas guiadas.

Além desta proposta, existe ainda a programação do “Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade”, um projeto desenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube em coorganização com o município. Neste sentido, propõe-se um percurso composto por instalações sonoras de Adriana Sá e John Klima; Daniel Lopes, Mariana Seiça e Pedro Martins; Luís Antero; Miguel Carvalhais e Pedro Tudela; Marco Conceição e Rui Penha; do coletivo Moradavaga; de Nuno Torres e Vasco Pita; de Nils Meisel e Pedro Martins; e de Simão Costa e Marta Cerqueira.

"Ancorado na pesquisa e no trabalho artístico desenvolvido sobre as paisagens sonoras da cidade de Coimbra, bem como de outras geografias, e sobre o tema A Fala do Mundo, desenha-se um percurso sonoro pelos espaços deste equipamento municipal, que apela a outras formas de explorar e descobrir o lugar", refere o município em comunicado.

De entrada gratuita, estas atividades e exposições interativas estão patentes no Convento de São Francisco até 1 de setembro, de quarta a segunda-feira entre as 15h00 e as 20h00.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de João Duarte

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.