O Convento dos Capuchos, localizado em Sintra, irá reabrir ao público este sábado, dia 1 de agosto, depois de ter estado encerrado durante oito meses para a realização de obras de conservação e restauro.

A empresa Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) refere, em comunicado, que a reabertura do monumento estava prevista para o mês de junho, tendo sido adiada devido à pandemia da covid-19.

O Convento dos Capuchos tinha encerrado portas em 18 de novembro de 2019 para a realização de obras que contemplaram a recuperação das coberturas, a instalação das infraestruturas interiores, a implementação de núcleo museológico no Celeiro e a execução do novo Centro de Apoio ao Visitante.

Para assinalar a reabertura, a organização vai levar a cabo a visita ‘Do Musgo e da Cortiça – O Restauro do Convento dos Capuchos’, que pretende mostrar aos visitantes o “complexo processo de conservação, de restauro e requalificação” daquele monumento, iniciado em 2013.

“Esta visita integra o programa ‘Visitas aos Bastidores’, uma nova proposta da Parques de Sintra para este verão, que visa dar a conhecer temas e espaços dos parques e palácios sob sua gestão que não estão acessíveis ao público”, explica a empresa.

O projeto de conservação, restauro e requalificação do Convento dos Capuchos foi iniciado em 2013 e representa um investimento global de quatro milhões de euros.

“Até ao final do ano 2020 serão desenvolvidas várias intervenções, nomeadamente, a recuperação das coberturas, conservação e restauro da Cela do Guardião e execução das infraestruturas interiores do Convento; a conservação e restauro do Terreiro da Fonte, da Capela do Senhor no Horto, do Forno do Pão, da Casa de Fresco, do Tanque das Hortas e da Olaria”, conclui a nota.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de scalepa via flickr

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.