Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

CONVERSAS À JANELA. Pensamento Utópico com Fátima Vieira

As Conversas à Janela estão integradas no ciclo de reflexão do projeto de criação artística…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

As Conversas à Janela estão integradas no ciclo de reflexão do projeto de criação artística "PLANTA" com a criação e direção de Ana Luena e José Miguel Soares da Malvada Associação Artística.

Fátima Vieira diz-nos que a utopia está à espera de ser imaginada, que é um “não-lugar” porque (ainda) não foi pensado, que é uma página em branco, um conjunto de opções para soluções novas ou diferentes. Utopia está no campo das possibilidades, é um pensamento flexível mas que não quer ser concretizado. Quando isto acontece, deixa de haver o que mais imaginar. Todas as revoluções, conquistas ou descobertas foram utopias, foram coisas imaginadas e sonhadas por alguém que as inscreveu na tal folha em branco. Desta forma, a utopia vai preenchendo folhas que criam relações entre presente e futuro, vai trabalhando conceitos e perspetivas que, sendo complementares, ou mesmo antagónicas, vão criando os vários caminhos possíveis.

FÁTIMA VIEIRA (Porto, 1964) Vice-Reitora da Universidade do Porto, com o pelouro da Cultura, Museus e Editora, e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde leciona desde 1986. Foi Presidente da Utopian Studies Society / Europe entre 2006 e 2016, tendo sido galardoada com o Larry E. Hough Distinguished Service Award, instituído pela associação americana e canadiana Society for Utopian Studies. É coordenadora do Polo do Porto do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde lidera a linha de investigação Mapping Dreams e integra o projeto ‘Shakespeare and the English Canon: A research and translation Project’, para o qual contribuiu com traduções anotadas de ‘A Tempestade’ (2001) e ‘Como vos Aprouver’ (2007), publicados pela Campo das Letras, encontrando-se agora a preparar a tradução de ‘Júlio César’ para a editora Relógio D’Água. Foi coordenadora de vários projetos financiados pela FCT, entre eles, o Projeto Alimentopia, acolhido conjuntamente pelo CETAPS e pelo ILCML – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. É Visiting Professor da Universidade de Ferrara, onde leciona num programa doutoral internacional sobre sustentabilidade e bem-estar, e docente no programa doutoral europeu MOVES. Fátima Vieira fez um grande número de conferências em Portugal e no estrangeiro, organizou múltiplos congressos nacionais e internacionais, e organizou e contribuiu para muitos volumes nas suas áreas de estudo.

Todas as quartas-feiras de Junho ficará disponível às 19h a gravação de cada conversa e o respetivo podcats em malvada.art e gerador.eu

1 JUN - Aurora Carapinha - Jardins e espaços públicos
8 JUN - Álvaro Domingues - Paisagens transgénicas
15 JUN - Michiko Okano - ‘Ma’: Espaço comunicativo de eventuais relações
22 JUN - Gisela Casimiro - Abnegação e extrativismo
29 JUN - Fátima Vieira - Pensamento utópico

O Gerador é parceiro desta iniciativa.
Planta tem o Apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Abril 2026

teste-botoes-uncover

1 Abril 2026

Descobre o novo Programa de Pensamento Crítico do Gerador

31 Março 2026

Recrutamento: procuramos jornalista para integrar a nossa redação

27 Março 2026

Graça Saraiva: “Houve uma menorização da política integrada dos recursos hídricos”

26 Março 2026

Dia 31 de março vem assistir à apresentação do documentário “Ecos de Lisboa”

25 Março 2026

Residências Insubmissas Gerador: dia 17 de abril pensamos o colonialismo em voz alta

19 Março 2026

FALA: o escritor Nuno Nepomuceno participa no Clube de Leitura “Entre Capas” a 11 de abril em Alcanena

16 Março 2026

Visita até 17 de março a obra “Fetiche”, de Suelen Calonga, no Curva, em Lisboa

14 Março 2026

Franco Berardi e Forensic Architecture em destaque no segundo dia de Uncover

13 Março 2026

Capicua, Betina Juglair e Isabel Ferreira em destaque no primeiro dia de Uncover

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0