Conversas D’Artista é um projeto de divulgação de arte visual criado por Raquel Fradique, artista e residente em Ansião, com o apoio do Atelier Artloikos. Cada semana é dedicada a um/a artista visual do concelho, onde se apresenta o seu trabalho e processo individual em tempo de confinamento.

“O projeto surgiu da necessidade de conhecer mais artistas aqui perto, criar projetos artísticos em ligação com outros. Esta ideia estava na minha agenda quase desde que vim para cá, criar uma página que divulgasse o trabalho de todos os artistas do concelho, tentar saber quem são e ir divulgando o seu trabalho semanalmente. Esta pausa, este momento, fez-me arrancar com o projeto. Todas as estratégias que facilitem a comunicação entre artistas e públicos são bem vindas”, explica Raquel ao Gerador.

Conversas d’Artista tem um foco local, de divulgação de obras e de artistas do concelho de Ansião. No entanto, está aberta a possibilidade de, numa fase posterior, se estender a outras regiões do país, apresentando vários artistas visuais tal como Raquel Fradique, que se mudou para Ansião. “Sinto que tenho de conhecer melhor este lugar onde vivo e a vontade de contribuir para a criação de novas dinâmicas culturais na comunidade. Além disso, enquanto artista, sei o quanto é difícil aceder a plataformas que divulguem o nosso trabalho. Espero que possam surgir no futuro projetos artísticos que reúnam estes artistas que estamos a divulgar e acarinhar”.

Tamsin Gifford foi a primeira artista plástica convidada, seguida da ilustradora Mariana Raquel. Já estão convidados novos artistas, entre eles Rui Cavalheiro, Jorge Santos e Lis Surim. Além das divulgações semanais, foi também criado um formato de divulgação pontual, a Telazul, em que uma vez por mês é apresentado o trabalho de um/a artista emergente do concelho.

Mariana Raquel, ilustradora
Raquel Fradique, fundadora do Conversas d’Artista
Tamsin Gifford, artista plástica
Atelier Artloikos

É através do Facebook e do Instagram que se pode acompanhar os diversos projetos das artistas e dos artistas convidados para o Conversas d’Artista. “Para já, é uma página de divulgação de artistas visuais do concelho de Ansião, dos seus trabalhos e processos criativos. Pretendo alargar as conversas e mostras a espaços físicos depois desta tempestade passar”, avança Raquel falando do futuro. “Conversas D’Artista é um projeto para continuar, pretendo de certo modo criar um arquivo, uma espécie de portfólio de artistas do concelho”, conclui.

Raquel Fradique gere o projeto sozinha. Faz as suas criações e oficinas de artes no atelier Artloikos, parceiro do Conversas d’Artista. E continuará a dar cor ao Conversas d’Artistas, “para perceber que frutos ficarão e que novos projetos poderão nascer a partir do que já está acontecer”.

Texto de Rita Dias
Design de Raquel Fradique

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.