A cooperativa A Oficina começa o ano de 2019 — o do seu 30º aniversário — com uma renovação da Mostra de Amadores de Teatro (MAT) e o surgimento de um programa experimental que acompanha o trabalho dos clubes de teatro escolares, centrado na formação teatral e criativa dos professores, pelo Teatro Oficina. 

O Plano de Apoio à Criação Teatral (PACT) já lançou as convocatórias para os Grupos de Amadores de Teatro e aos Clubes de Teatro das Escolas, que se encontram abertas até aos dias 15 e 9 de fevereiro, respetivamente. Surge a partir de uma consulta aos grupos de teatro amador do concelho de Guimarães e, de forma a acompanhar o novo plano, o Teatro Oficina repensou a Mostra de Amadores de Teatro, com um formato que incentiva ao acompanhamento e reflexão dos trabalhos a desenvolver durante a Mostra final, que terá lugar no Centro Cultural Vila Flor, entre 30 de maio e 2 de junho. O acompanhamento será feito a 6 grupos por ano. 

O PACT com Grupos Amadores de Teatro 

A escolha dos projetos a serem acompanhados pelo PACT fica à responsabilidade de João Pedro Vaz do Teatro Oficina e de Nuno Preto e Gonçalo Fonseca, sendo os dois últimos formadores associados em 2019. No processo de seleção os grupos candidatos têm de passar por pelo menos duas fases: a primeira, uma escolha inicial feita a partir da análise aos projetos, e a segunda uma entrevista presencial com o júri, para esclarecimento de dúvidas, a acontecer nos dias 16 e 17 de fevereiro. 

Após a seleção dos grupos dá-se inicio a um programa experimental de formação e acompanhamento orientado pelos formadores, Nuno Preto e Gonçalo Fonseca, com uma formação para os atores, aconselhamento de encenação, acompanhamento artístico dos trabalhos e ainda uma sessão de acompanhamento técnico, de luz e som, final com a equipa técnica d’A Oficina. A cooperativa salienta que os formadores apenas desempenharão o papel de consultores artísticos dos grupos, não dirigindo nem perturbando as dinâmicas de cada grupo. 

Os projetos podem ser submetidos para o endereço de e-mail mat@aoficina.pt com o assunto “MAT-2019”. 

O PACT com os Clubes de Teatro das Escolas 

Após vários pedidos informais por parte de professores vimaranenses, A Oficina decidiu criar o Plano de Apoio à Criação Teatral com os Clubes de Teatro das Escolas. A formação dos professores é, precisamente, o propósito deste plano que vai decorrer entre fevereiro e junho. 

Até ao final do ano letivo 2018/2019 serão acompanhados até 5 grupos de teatro e/ou professores que estejam associados a disciplinas de teatro, com a intenção de alargar o projeto a mais clubes no próximo ano letivo. A seleção desses grupos será feita também por João Pedro Vaz, Nuno Preto e Gonçalo Fonseca. 

Uma vez feita a escolha começa o programa experimental inicial e acompanhamento orientado pelos formadores, que começa com pelos alunos e segue para os professores, com um programa não só de formação mas também de aconselhamento. Neste PACT também é feito um acompanhamento artístico dos trabalhos e há a possibilidade de uma apresentação final e partilha do processo com os restantes clubes. 

As inscrições podem ser feitas através do endereço de e-mail redeoficina@aoficina.pt com o assunto “Clubes de Teatro Escolar”. 

Consulta a informação completa para a participação nos dois PACT, aqui. E por falar em amadores, não te esqueças de ver a edição de Janeiro da revista Gerador, dedicada aos que “amam tanto ou mais o que fazem que não aceitam pagamento por isso a não ser a atracção de mais amadores”, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Wendy Wei via Pexels

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.