A associação Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural lançou uma medida de combate à desmotivação durante a quarentena através do mote “coronavírus não destrói a criatividade”. O concurso, que faz parte da Onda Bienal 2020, incentiva à criação de arte durante este período de isolamento.

O desafio é que os artistas nacionais e estrangeiros participem com obras nas áreas da pintura, desenho, escultura ou fotografia que sejam criadas durante aquele período. O tema é “coronavírus: reações e consequências”. Mais tarde, as criações vão ser apresentadas na 4.ª edição da Bienal de arte Gaia 2021. 

As candidaturas devem ser submetidas entre 8 e 15 de julho. “Este desafio enquadra-se no espírito da Bienal Arte Gaia, que é uma Bienal de causas, motivando os artistas a criar num período marcadamente desmotivador, mas também inspirador de mensagens que se transmitem através da arte. A nossa sociedade está a atravessar um momento complicado, no qual a arte pode ter um papel libertador”, diz Agostinho Santos, presidente da Cooperativa Artistas de Gaia e Diretor da Bienal Arte Gaia, em comunicado.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Anna Kolosyuk via Unsplash

gaia-associação-gerador