fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Could Be Worse, um musical entre a catarse e a angústia de criar

A sala Luis Miguel Cintra, no São Luiz, está envolta num silêncio por vezes corrompido…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A sala Luis Miguel Cintra, no São Luiz, está envolta num silêncio por vezes corrompido pelo burburinho do público. O espetáculo começa em breves instantes. Entra em palco alguém como se entrasse em sua casa: acende as luzes, arruma o cenário dando-lhe forma e fica a um canto, numa mesa cheia de bebidas e com alguns elementos, virada de costas para o público. Assim que liga os interruptores percebemos que é Paula Sá Nogueira, atriz do Cão Solteiro.

Sabemos pelo guia de leitura que a criação que vai passar naquele palco vai beber a referências do cinema musical e depois de uns minutos musicados apenas pela existência de Paula em palco, confirmamos as expectativas. João entra palco adentro a cantar a dúvida que o acompanha no caminho: ficar ou não ficar? Cecília entra e convida-o a ficar.

João e Cecília, as personagens, são João Duarte Costa e Cecilia Henriques, os atores. Mais tarde percebemos que, na verdade, todos os intérpretes em palco estão a fazer de si mesmos - isto é, com o seu nome pessoal, alguns pormenores em comum com a vida real e outros que não sabemos ao certo se serão ficção ou não.

João encontra o espaço praticamente vazio, com Paula Sá Nogueira ao canto

Sentados em roda, acompanhados pelo cenário criado pelo artista plástico Vasco Araújo, começam uma conversa conduzida por André (Godinho), que troca o papel de encenador pelo papel de moderador de um grupo de Artistas Anónimos e impulsionador de uma tentativa de bem estar. Neste grupo discutem-se as dores de criar e vê-se a não-criação como uma espécie de antídoto do que será uma vida feliz, num futuro que todos querem alcançar.

“Olá, eu sou a Cecília e sou Artista. E não pratico há 23 meses”, lança a certa altura Cecília Henriques, que se recusa a ser “a pessoa mais infeliz do mundo”. Para isso quer contrariar as propostas que vão surgindo enquanto atriz e seguir o sonho de ser engenheira agrónoma em Castelo Branco.

Através de uma partilha crescente, por vezes interrompida pelas intervenções de Patrícia (da Silva) ou pelos silêncios de Rodrigo (Vaiapraia), vão sendo levantadas questões relacionadas com o universo artístico e a angústia de criar, algumas vezes reforçados pelos momentos musicais a solo, em dueto ou em grupo. Afinal, onde fica a ideia por vezes idílica de que criar é um processo catártico se dele faz parte tanta angústia? Quais são os limites da criação? A máscara social de um artista é composta por múltiplas máscaras?

Em "Could Be Worse", como na vida, a dor de criar estende-se a todas as áreas artísticas

Na tensão entre o indivíduo e o grupo vive o que fica por dizer, o que é dito mas nem sempre é recebido por todos da mesma maneira e a urgência de partilhar para amenizar a dor. Afinal, podia ser sempre pior.

Em entrevista ao Gerador Paula Sá Nogueira partilha que “Could Be Worse” surge de “um pensamento muito português” e que o espetáculo foi pensado num período mais complicado para o Cão Solteiro. “Digo que é algo muito português porque mesmo quando um edifício cai, podia ser pior; podia sempre ser pior.”

Numa parceria que não é de agora, André Godinho e o Cão Solteiro têm vindo a pensar os limites e as relações entre cinema e teatro. Paula explica que “os temas centrais dos espetáculos” tocam sempre em assuntos que lhes dizem respeito “enquanto indivíduos, e depois enquanto artistas também.”

E se em palco pudesse haver a sensação de que André Godinho, Cecília Henriques, Gonçalo Egito, João Duarte Costa, Mariana Magalhães, Patrícia da Silva, Paula Sá Nogueira, Rodrigo Vaiapraia e Tiago Jácome constituíam um grupo semelhante a uma comunidade artística, André pensa que “a ideia de comunidade artística é uma falsa questão, porque as pessoas são elas individualmente”. Paula acrescenta: “Há tanto como a comunidade dos médicos, dos arquitetos, dos sapateiros… Há um conjunto de pessoas que têm essa profissão, se elas comunicam imenso entre si e se identificam imenso umas com as outras, acho que não.”

Vaiapraia acrescenta à reflexão que "Um dia não são dias quase todos os dias"

Se em palco cada artista faz de si mesmo com apontamentos de realidade cruzados com outros de ficção, no processo de criação a partilha é um momento importante. “Há sempre um processo de criação em conjunto. No inicio da criação eu e a Paula fizemos uma residência, onde também esteve o Vasco Araújo, para criar as bases do que seria o espetáculo, mas depois o texto só começou a ser escrito quando nós começámos a trabalhar com os atores. Há uma coisa recorrente na maneira de trabalhar do Cão Solteiro que é pensar que todas as pessoas que trabalham no espetáculo podem ser, de certa maneira, criadores”, explica André Godinho.

Quando se desligam as luzes pela mão de Paula Sá Nogueira e começam a ouvir-se aplausos, fica a sensação de que “Could Be Worse” foi um sonho intenso que tivemos durante quase duas horas. O cansaço visivel nos atores que regressam ao palco para os agradecimentos relembra-nos que não, e que dali ficam sementes de possíveis discussões a ter fora da sala de espetáculos.

“Could Be Worse” mantém-se em cena no São Luiz até ao dia 8 de março, em horários que podes consultar aqui. A banda sonora da peça, que ficou a cargo de PZ, Rodrigo Vaiapraia, Rui Antunes e Violeta Azevedo está disponível no Bandcamp, podes consultá-la aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografias de ©Joana Dilão
O São Luiz é parceiro do Gerador

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

Saber mais

8 DE ABRIL 2024

A pobreza em Portugal: entre números crescentes e realidades encobertas

Num cenário de inflação galopante, os salários baixos e a crise da habitação deixam a nu o cenário de fragilidade social em que vivem muitas pessoas no país. O número de indivíduos em situação de pobreza tem vindo a aumentar, mas o que nos dizem exatamente esses números sobre a realidade no país? Como se mede a pobreza e de que forma ela contribuiu para outros problemas, como a exclusão social?

Saber mais
A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0