“Paisagem com Pessoas”, uma criação das Comédias do Minho e do Teatro do Vestido, estreou no passado sábado no cineteatro João Verde, em Monção. Até ao dia 13 de julho vai circular por cinco municípios do Vale do Minho. 

“É uma criação que pretende colocar as pessoas a perceberam que são feitas de muitas camadas, e que não vale a pena reduzirmo-nos a um território, a um país, a uma nação ou a uma circunstância. É um espetáculo que pretende levar o espectador numa viagem de descoberta”, declarou à Lusa a autora do texto, que tem a seu cargo a direção do espetáculo, Joana Craveiro.

O projeto resulta do encontro entre as companhias Teatro do Vestido e Comédias do Minho. Nele apresentam “temáticas entrecruzadas”, que conduzem a uma “viagem muito poética” mas que ao mesmo tempo é “suportada em documentos, quer sejam fotografias ou livros”. 

A também diretora do Teatro do Vestido disse ainda à Lusa que esta “é uma criação que nos faz questionar” e que “pretende colocar as pessoas a perceberam que são feitas de muitas camadas, e que não vale a pena reduzirmo-nos a um território, a um país, a uma nação ou a uma circunstância”. 

Joana Craveiro adiantou que este se trata de um espetáculo integrado no projeto que a companhia está a desenvolver este ano, designado “Viagem a Portugal”, que “parte da ideia de escavar sobre as nossas origens, neste caso, mais concretamente sobre o território”.

“Paisagem com Pessoas” tem texto e direção de Joana Craveiro e interpretação de Ana Lúcia Palminha, Estevão Antunes, Rosinda Costa, Tânia Guerreiro (Teatro do Vestido), Joana Magalhães, Luís Filipe Silva e Rui Mendonça (Comédias do Minho).  Até ao dia 13 de julho vai passar ainda por Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Melgaço. 

Podes saber mais sobre o Teatro do Vestido aqui, e sobre as Comédias do Minho aqui

Texto de Lusa e Carolina Franco
Cartaz disponível via Facebook 
As Comédias do Minho e o Gerador são parceiros

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.