O Centro Nacional de Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura, abriu as candidaturas para o concurso "Criar Lusofonia". A bolsa atribuída tem como objetivo apoiar escritores e investigadores de países da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

O concurso "Criar Lusofonia" quer aproximar os escritores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor, criando oportunidades de contacto aprofundado a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono. O Centro Nacional de Cultura abre assim duas bolsas de criação/investigação literária, cada uma no valor de 3.000€ - sendo que, pelo menos uma das bolsas será atribuída a um português, e os projetos poderão ser desenvolvidos no país de origem do bolseiro ou num dos países da CPLP.

A edição 2021 é destinada a escritores e investigadores com obra publicada nos respetivos países e, preferencialmente, também fora deles. Os candidatos serão apreciados com base no curriculum vitae, no conjunto da obra produzida até
à data da candidatura e na "declaração de motivos". Os processos de candidatura deverão
incluir assim: o projeto a desenvolver; declaração de motivos; indicação do país de desenvolvimento do projeto; dossier de imprensa; livros, artigos publicados; cópia do Documento de Identificação; curriculum vitae; país de residência e nacionalidade.

A candidatura deverá ser enviada por correio eletrónico para bolsas@cnc.pt, até ao dia 30 de novembro. Mais informações, aqui.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Unsplash
Se queres ler mais notícias, clica aqui.