A Monster Jinx, editora e coletivo nascido no Porto, criou e está a difundir o movimento #cribseason. Através desta iniciativa, onde também lançam o repto a todos os criativos, é apresentado diariamente um DJ set ou um live act transmitido no Instagram do colectivo, das 18h às 19h, bem como um tema inédito disponibilizado no SoundCloud.

De acordo com o coletivo de carácter independente – onde habitam artistas como DarkSunn, SlimCutz, Maria, J-K ou M.A.F. – esta rubrica, surgida no contexto atual de quarentena devido ao surto de Covid-19, “apresenta-se, acima de tudo, como um movimento que pretende reenquadrar o isolamento como uma oportunidade de exploração e encontro criativo”.

Servindo como catalisador para a partilha entre artistas e públicos, a editora juntou aos DJ sets, o lançamento de uma música inédita por dia. “Estes temas estão a ser produzidos neste espaço de quarentena e servem também como desafio para que todos os criadores de música e não só, independentemente da sua afiliação ou estilo, encontrem um motivo para continuarem a criar nesta fase, partilhando igualmente os seus resultados”, acrescentam em comunicado.

O movimento enquadra-se por isso num rumo ainda mais amplo da própria editora que tem vindo a expandir-se, tendo recentemente adicionado dois novos nomes ao seu conjunto:  Liquid e a banda DON PIE PIE, da qual o produtor também faz parte.

Recorde-se que a Monster Jinx foi também afectada pelo atual contexto de crise na cultura, tendo cancelado, por questões de segurança, a sua última edição da Purple Hazin, que iria decorrer no MusicBox, em Lisboa.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Cartaz da Monster Jinx

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.