Cultura Acessível é uma agenda que junta os eventos culturais a decorrer em todo o país que são acessíveis a pessoas com deficiências, sejam elas visuais, auditivas ou de outra natureza. O portal online foi criado pela associação Acesso Cultura e obtém financiamento da Fundação Millennium BCP.

A página permite pesquisar os acontecimentos por data, distrito ou audiência e divide a acessibilidades dos mesmos em quatro categorias: “deficiência visual”, “surdos e deficiência auditiva”, “deficiência intelectual” e “outras necessidades específicas”.

Segundo o site do projeto, cultura acessível está associada a eventos acompanhados por audiodescrição, com guiões com símbolos pictográficos ou materiais tácteis, ou traduzidos em língua gestual portuguesa. Além disso, podem ainda consistir em sessões dirigidas a pessoas com défice de atenção, deficiência intelectual, condições do espectro autista ou deficiências sensoriais. Estas iniciativas caracterizam-se por ter lugar em ambientes mais informais e com regras mais flexíveis no que toca ao movimento e ruído na sala.

Com este projeto, a Acesso Cultura tenciona dar uma maior voz ao empenho de organizações culturais portuguesas que procuram disponibilizar eventos conscientes relativamente aos cidadãos com necessidades especiais, ao mesmo tempo que deseja atrair mais entidades a seguir o mesmo caminho.

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Stink Pickle, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.