Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Cultura para matar o bicho: eventos diários no nosso site para desfrutar em casa

Todos os dias temos encontro marcado no nosso site, nos duetos que juntam artistas de…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Todos os dias temos encontro marcado no nosso site, nos duetos que juntam artistas de áreas culturais diferentes, conversas com vozes que importam, leituras encenadas por atores que admiramos ou mesmo workshops de tudo o que pode ser útil para casa. Chamámos a estes eventos online Cultura para Matar o Bicho, um programa diário que conta com o apoio da Fundação GDA.

À segunda-feira, um músico fala sobre as suas 10 músicas nacionais preferidas na mescla ao vivo, já descobrimos as preferências musicais de músicos como Hélio Morais, Miguel Ângelo, Filipe Sambado ou Joana Espadinha. À terça um autor convidado ou alguém do Gerador recomenda o que fazer em casa e, à quarta-feira, debatemos assuntos atuais com três convidados nas conversas centrais, já recebemos autores como Salvador Sobral, Paulo Pires do Vale, Batida, The Legendary Tigerman ou Vítor Belanciano.

Todas as quintas ouvimos atores portugueses numa leitura fora de cena, já assistimos às interpretações de Isabel Costa, Vicente Wallenstein, Cátia Terrinca, Cristóvão Campos ou José Pimentão e à sexta juntamos dois autores de áreas diferentes para um dueto único. Nestas performances já juntámos artistas como Mia Tomé e Noiserv, André Rosinha e Rosana Ribeiro, André Santos e Rui Paixão, Fuse e José Anjos ou Aníbal Zola e Rita Ravasco

Ao fim-de-semana, ao sábado, pomos as mãos na massa com um workshop dos mais variados ofícios, onde já descobrimos técnicas de encadernação ou costumização de ténis, e com os showcookings quinzenais em parceria com a Supper Stars. Aos domingos testamos os teus conhecimentos da cultura portuguesa com os jogos de palavras cruzadas ou o quiz Quebra-Gelo.

Descobre aqui o nosso plano semanal para levar a cultura a casa de todos. E sabe mais sobre o compromisso do Gerador para os próximos tempos aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

3 Março 2026

Podcast Post/Zeitgeist: tecnologia e o futuro do trabalho com a investigadora Helena Lopes

26 Fevereiro 2026

Quem conta a história? Dia 6 de março assiste à conversa ao vivo com a artista Suelen Calonga e a investigadora Inocência Mata

25 Fevereiro 2026

Manuel, Lisboa faz-te feliz? Vê a vigésima primeira entrevista deste projeto

25 Fevereiro 2026

Junta-te ao evento que quer pensar a desinformação e as suas consequências para a democracia

24 Fevereiro 2026

O Uncover regressa a Guimarães de 12 a 15 de março. Descobre o programa completo

20 Fevereiro 2026

Pensar a Desinformação em Voz Alta: descobre algumas das reflexões da última residência do Gerador na Casa Capitão

18 Fevereiro 2026

“Singularidades de Guimarães”: o ciclo de conversas que desafia a comunidade a olhar para a cidade

16 Fevereiro 2026

File not Found: procuramos arquivo em Portugal para acolher artista em residência

5 Fevereiro 2026

Inscrições abertas para a 4ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos da RTCP

30 Janeiro 2026

As Moradas do Silêncio

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0