Queremos ter a coragem de responder a como fazer cultura para todos hoje. Se os espaços culturais habituais fecham, então abrimos novas formas de nos expressarmos.

Por isso, vamos ter momentos culturais todos os dias no nosso site. Cada dia da semana com um conteúdo específico.

Este é o nosso plano semanal, mas não te admires que a malta vá tendo novas ideias pelo caminho.

Segundas | Mescla ao Vivo

Um músico português fala em directo sobre as suas 10 músicas portuguesas preferidas. A primeira mescla arranca já segunda, dia 23, com o Hélio Morais, dos Linda Martini e Paus. Às 18h30.

Terças | Sugestões Residentes

Uma vez por semana uma pessoa da cultura ou mesmo um colaborador do Gerador recomenda coisas para fazer em casa. Um filme, um livro, um disco, uma série e uma das nossas reportagens que vale a pena reler. Às 18h30.

Quartas | Conversas Centrais

As nossas conversas habituais fogem do nosso espaço no Lumiar, a Central Gerador, mas continuam a abordar os temas centrais da sociedade. A primeira, já neste dia 25 de março, aborda o tema “A pandemia e a cultura” e conta com a participação do músico Salvador Sobral e do comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale. Às 18h30.

Quintas | Leituras Fora de Cena

Todas as quintas convidamos actores portugueses a ler autores nacionais, sobre os temas que desejarem. São 30 minutos de leituras encenadas para que todos tenhamos acesso à beleza da interpretação. Dia 26 de março contamos já com a Isabel Costa e Vicente Wallenstein, dois dos nomes por trás dos inspiradores Os Possessos. Também às 18h30.

Sextas | Duetos em Directo

A distância também nos pode unir. Por isso, todas as sextas desafiamos artistas portugueses de áreas culturais diferentes para conceberem um acto em conjunto. No dia 27 de março acontece o primeiro Dueto com os extraordinários Rosana Ribeiro, na dança, e André Rosinha, na música. Às 18h30.

Sábados | Workshops em Casa 

Todos os sábados convidamos alguém a fazer um workshop porque há sempre vontade de aprender. Pode ser de cozinha, de costura, de encadernação, de ilustração ou de muitas outras nobres artes. No próximo sábado, 28 de março, com um workshop de encadernação com o projeto Casa Nic e Inês. Desta vez é às 15h00.

Domingos | Jogos Gerador

Aos domingos é dia de relaxar. Todas as semanas vamos ter um jogo que aborda a cultura portuguesa e os seus protagonistas. Vamos continuar com as Palavras-Cruzadas da cultura e trazemos o Quebra-Gelo, o jogo para quem acha que sabe tudo sobre a cultura portuguesa, para o online. Logo de manhã, para acordarmos bem-dispostos.

Se tiveres ideias para participar, podes sempre enviar um mail para geral@gerador.eu.

Créditos – Ilustração da Priscilla Ballarin