ENTRAR” e “Público Residente” são dois dos programas de Participação da Culturgest, que se iniciam no próximo dia 29 deste mês e que aceitam inscrições até este domingo. O departamento de Participação da Culturgest promove projetos artísticos que favorecem processos de envolvimento social, através da fomentação de encontros regulares que pretendem incentivar a interação entre os participantes, destacando diversos conteúdos e possibilidades por meio dos diferentes contributos que cada um destes oferece.

Patrícia Carvalho, que já trabalhou como Assistente e Mediadora Cultural no Museu Benfica – Cosme Damião, no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e na Tapada Nacional de Mafra, é a responsável pela dinamização e coordenação dos projetos, que têm um final agendado para 31 de maio de 2019. “Público Residente”, é uma iniciativa dirigida ao público adulto, a partir dos 21 anos. A Fundação criada pela Caixa Geral de Depósitos para apoiar as artes disponibiliza aos participantes encontros mensais que visam explorar a regularidade do grupo para desenvolver laços e ligações dentro do seu espaço. Este programa, que tenciona promover uma troca e partilha de experiências, conhecimentos e opiniões, deseja, assim, estabelecer um coletivo de público sólido e constante.

Para isso, a própria programação da instituição localizada no Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos será a chave para este processo de conexão e criação coletiva. O preço de inscrição é de 30 euros e permite o acesso às exposições da Culturgest e a quatro espetáculos.

Por outro lado, também os jovens são convidados a integrar e a desenvolver a forma de viver a arte nesta fundação. “Entrar”, igualmente dirigido por Patrícia Carvalho, é uma iniciativa que pretende desenvolver encontros semanais entre jovens de diversas áreas de estudo e de interesses distintos, tendo em comum o desejo de explorar os contextos da arte durante estas reuniões.

Pensado para abranger um público entre os 17 e os 21 anos, os encontros aliam a possibilidade de conhecimento da programação artística da fundação ao processo de partilha de experiências entre os participantes e ao aprofundar de relações e momentos de diálogo entre eles. O preço de inscrição neste projeto é de 15 euros e inclui o acesso às exposições da Culturgest, bem como a quatro espetáculos.

 

Texto de Carolina Gaspar

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.