A curta-metragem de estreia de Sofia Bost, Dia de Festa, recebeu o prémio do júri na 14.ª edição do festival Rencontres de Films Femmes Méditerranée, que teve lugar de 29 de novembro a 7 de dezembro, em Marselha, França.

O júri, composto pelas realizadoras Yasmine Benara e Lola Contal, e pelas programadoras Juliette Grimont e Sabine Putorti, justificaram a atribuição do prémio realçando a "mestria impressionante que domina este primeiro filme quanto pelo seu significado político".

"Sofia Bost articula a esfera da intimidade com questões sociais. O filme está vivo e permanece aberto, deixando espaço para o espectador, com a câmara colocada à distância justa. Faz-nos entrar com modéstia na vida dessa mulher, magnificamente encarnada pela atriz, Rita Martins", acrescentam em comunicado.

Dia de Festa - uma produção Uma Pedra no Sapato e primeiro filme da realizadora - teve estreia internacional na Semana da Crítica do Festival de Cannes e estreia nacional no Curtas Vila do Conde. Foi também exibido recentemente no Festival de Nova Iorque e no Curta Cinema, no Rio de Janeiro.

O filme – premiado recentemente no Caminhos do Cinema Português, pelo desempenho de Teresa Madruga (Melhor Actriz Secundária) - acompanha o dia de Mena no aniversário da sua filha Clara, e conta com a participação das actrizes Rita Martins, Melissa Matos, Teresa Madruga, Sandra Celas, Mariana Silva, Sara Gonçalves e Fernanda Neves.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Still do filme Dia de Festa, de Sofia Bost

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.