Até Janeiro, o primeiro domingo de cada mês é dedicado às curtas de animação na estação de Metro do Cais do Sodré, numa parceria entre o Gerador e o Metropolitano de Lisboa.

A curadoria das sessões está nas mãos da Bang Awards- International Animation Awards, o festival internacional de cinema de animação dedicado à promoção de autores emergentes e à criação de oportunidades para a produção.

A 4 de Novembro, pelas 16h, a sessão conta com 9 curtas metragens oriundas de Portugal mas também do México, do Brasil, da África do Sul ou do Camboja. Curioso para descobrir o programa completo?

O programa das curtas de dia 4 de Novembro

Filme: Miguel Araújo – Axl Rose (2017)
Autor: Bruno Caetano – Col.A – Animation Collective
País: Portugal
Duração: ‪05:08‬
Sinopse: Ao mesmo tempo que a vida ganha sentido, o passado tende a ficar preso à nossa memória como fotografias que registam os momentos mais relevantes. Um videoclip que dá vida ao novo single de Miguel Araújo, que se chama “Axl Rose”.

Filme: Sinfonia (2018)
Autor: Tauã Cabús
País: Brasil
Duração: ‪01:12‬
Sinopse: A melodia é escolhida para a produção do dia, pilhas e pilhas de desenhos que se misturam ao ritmo do trabalho inabalável de um animador solitário e de um vulto misterioso no meio das sombras. Inspirado em relatos do documentário “Luz, Anima, Ação” sobre Anélio Latini, autor da primeira longa metragem de animação do Brasil, “Sinfonia Amazônica”.

Filme: In a Heartbeat ( 2017)
Autores: Beth David, Esteban Bravo
País: México
Duração: ‪04:05‬
Sinopse: Um menino corre o risco de ser descoberto depois do seu próprio coração sair do peito para perseguir o menino dos seus sonhos.

Filme: Taavi (2018)
Autores: Benita Van Aardt, Thomas Du Plessis, Zahvick Heman, Hantie Pistorius, Ashleigh Clancy, Maxime Knowles e Aaron Bester
País: África do Sul
Duração: ‪03:55‬ min
Sinopse: Taavi, um menino jovem, acaba de completar a sua pirâmide de areia. Enquanto admira o seu trabalho, um pequeno besouro pousa no topo da pirâmide e voa. Taavi segue o besouro até que encontra uma bela jóia. Uma aventura épica começa.

Filme: Boy And The Mask (2017)
Autores: Kelly Brown, lwazi Msipha, Michelle Sharples, Vincent Cooper, Simphiwe Masuku e Nikhil Makan
País: África do Sul
Duração: ‪04:23‬ min
Sinopse: Um jovem órfão tem um desejo: juntar-se à sua família no céu mas, para isso, precisa de encontrar uma forma de lá chegar. Conhecer um fabricante de máscaras poderá ser o caminho.

Filme: Meu Querido Balão (2015)
Autor: João Correia
País: Portugal
Duração: ‪04:03‬
Sinopse: A história desenrola-se numa cidade onde todos vão perceber que têm algo em comum. A partilha. A solidariedade partilhada gera um momento feliz.

Filme: O Meu Melhor Amigo (2018)
Autor: Laly Cataguases e Rafael Guimarães
País: Brasil
Duração: ‪13:57‬
Sinopse: Um menino solitário dá vida ao seu melhor amigo.

Filme: You Can Be My Friend (2017)
Autor: Poysivehong
País: Camboja
Ano: 2017
Duração: ‪03:54‬
Sinopse: Era uma vez… a aventura de dois sapos na floresta.

Filme: O Lápis que não sabia escrever
Autor: Alunos da Escola EB1 de São Facundo, Abrantes & Fotograma 24.
País: Portugal
Duração: ‪05:00‬
Sinopse: A história de um jovem lápis irrequieto que aprende a desenhar com a ajuda dos seus companheiros mais velhos.

A sessão, de entrada livre, acontece no átrio da Estação de Metro Cais do Sodré, antes da zona de bilhetes. Não percas ;-)

O Gerador está a dar uma mãozinha nesta iniciativa.