Na primeira segunda-feira de fevereiro inaugurou uma exposição com obras da pintora Paula Rego. Esta mostra está patente no Museu da Presidência da República até 3 de maio.

Da Encomenda à Criação. Paula Rego no Palácio de Belém é o resultado do trabalho criativo encomendado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, à artista portuguesa. Paula Rego é a primeira mulher e artista a pintar qualquer Presidente da República. No conjunto, são revelados três retratos oficiais de Jorge Sampaio. Curiosamente, estes retratos apresentam também uma figura feminina pintada.

Esta exposição também convida a conhecer os estudos na origem do Ciclo da Vida da Virgem Maria. No total, são oito pastéis a óleo, pintados e pensados no âmbito da recuperação da capela no Palácio de Belém.

Este ano, a artista completa 85 anos. Esta é também uma forma de assinalar a continuação da sua produção artística viva. Em 2019, recebeu a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Governo de Portugal.

A exposição pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00. Uma vez por mês há ainda visitas guiadas à capela do Palácio de Belém.

Texto de Mafalda Lalanda
Imagem do retrato pintado por Paula Rego

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.