fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Da “resiliência do Arouca” à vitória da “A Escritora” de Hugo Pinto

A curta-metragem de Hugo Pinto foi a vencedora do prémio para o melhor filme da…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A curta-metragem de Hugo Pinto foi a vencedora do prémio para o melhor filme da 18.ª edição do Arouca Film Festival.

Por natureza contente mas "nunca demasiado efusivo", Hugo contou-nos como foi digerir o reconhecimento da sua curta, "é importante os filmes serem vistos pelo público e nunca é fácil consegui-lo e, por isso, os festivais são o meio de eleição para apresentar uma curta-metragem. Vencer dá ainda mais destaque. Mas é sempre bom relembrar que para cada seleção existem 10 rejeições ou mais; para cada boa
crítica existe sempre o outro lado.", afirma ao Gerador.

O público é para si a maior vitória. A "Escritora", terceira curta-metragem do realizador, nasceu do conto de Andreia Azevedo Moreira, que escreveu também o argumento final, " foi baseada num conto que li e que me apaixonou, escrito pela Andreia Azevedo Moreira, que também
escreveu o argumento final da curta", conta Hugo.

A curta-metragem reflete uma ligação entre a genialidade e a doença depressiva, na pele de Alice, uma escritora em ascensão, grávida de gémeos e com conflitos emocionais com o marido.

A relação entre o enredo da curta e a realidade pandémica que vivemos atualmente foi um das questões feitas ao realizador. Hugo explica que a história não foi pensada em torno do "hoje" pois, foi rodada em 2019, no entanto, reconhece que é inevitável não o relacionar: "É impossível separar a história do confinamento da Alice com o atual panorama da pandemia. (...) Não podemos separar a realidade atual com a estória que estamos a contar, o nosso subconsciente ao dia de hoje absorve o mundo de forma diferente e parte dele é a arte e os filmes. Tudo mudou e nada vai ser igual. A sensibilidade do público em volta da Alice foi exponencial devido a semelhanças com a nova realidade.".

O festival Arouca Film Festival fez 18 anos e o realizador admite que a vitória de um filme português poderá ser um reflexo da evolução do cinema nacional, "Se eu consigo fazer 4 curtas sem qualquer apoio, e todas elas chegaram às pessoas, tudo me leva a acreditar que o caminho é este."

A "resiliência em Arouca" é também uma das questões que o realizador menciona "os organizadores fizeram os festivais em condições muito difíceis e nós fizemos o filme com igual dificuldade e teimosia. Acaba por ser irónico de alguma maneira termos vencido esses festivais em particular, com a exigência acrescida de serem Internacionais e muitas vezes competirmos com filmes notáveis com outra realidade orçamental."

"A Escritora" venceu 13 prémios até à data.

Vê o trailer da curta-metragem.

Texto de Patrícia Silva
Fotografias da cortesia de Hugo Pinto

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0