De 13 de Setembro a 13 de Outubro, a galeria da Fabrica Features (Largo do Chiado, Lisboa) recebe a exposição de ilustração – Cidades Imaginárias – de Daniel Campos. A mostra conta com uma acervo de vinte ilustrações, em diferentes formatos, que refletem o crescimento e as mutações do próprio artista.

As cidades de Daniel surgem como “verdadeiros encavalitamentos de prédios e estradas, com inúmeras portas, janelas e telhados, que nos transportam para outras realidades: cidades pouco humanizadas, vazias, mas, absolutamente, preenchidas de vida”.

“Não me lembro de mim sem desenhar” revela o ilustrador. Quanto ao processo criativo no desenho, Daniel diz-nos que tudo começa sobre o fundo de uma folha em branco, com lápis de carvão, caneta de bico fino preta e música de fundo.

Para além de ilustrador, Daniel Campos é também arquiteto e fotógrafo, estando ligado à Desplans – comunidade internacional impulsionadora de obras artísticas de arquitetos, nomeadamente desenhos. Através desta plataforma, três das suas obras foram reproduzidas e comercializadas para cidades como Helsínquia, Tóquio, Seoul, Londres, entre outras.

Daniel Campos pretende que as suas Cidades Imaginárias sejam o ponto de partida para uma viagem intemporal e sem destino, para além da própria imaginação.

 

Texto de Maria Costa
Imagem de Daniel Campos

Se queres ler mais notícias sobre cultura em Portugal clica aqui.