fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De Leonor Teles a Paulo Rocha, o cinema português celebra-se no Porto / Post / Doc 

O Porto / Post / Doc regressa às salas da cidade invicta para, entre 23…

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Porto / Post / Doc regressa às salas da cidade invicta para, entre 23 de novembro e 1 de dezembro, mostrar filmes feitos recentemente, outros que são segredos bem guardados e alguns já considerado clássicos. A mostra conta com 133 filmes que serão distribuídos entre o Teatro Municipal do Porto - Rivoli, o Cinema Passos Manuel e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, sendo as sessões neste último panorâmicas full-dome, um convite a uma experiência cinematográfica imersiva.

Na secção Highlights deste ano estão as antestreias nacionais de O Filme do Bruno Aleixo, de João Moreira e Pedro Santo, e Cães que Ladram aos Pássaros, o filme de Leonor Teles rodado na cidade do Porto, agendados para o dia da Cerimónia da Entrega de Prémios do festival, a 30 de novembro. Serão também mostrados Andrey Tarkovsky: A Cinema Prayer, um filme feito pelo seu filho, Andrey A. Tarkovsky, em torno da sua vida e obra, e ainda Marianne&Leonard: Words Of Love e o já apresentado no IndieLisboa,  Zé Pedro Rock’n’Roll

Nas sessões especiais, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do cinema, serão exibidas as cópias digitalizados dos “filmes gémeos” A Ilha dos Amores e A Ilha de Moraes, de Paulo Rocha. Gravados no Japão, ambos se centram na vida e obra do escritor português Wenceslau de Moraes, e são apresentados nos dias 29 e 30 de novembro, respetivamente, no Grande Auditório do Rivoli.

Os filmes de Paulo Rocha foram rodados no Japão em 1982 e 1984

À semelhança dos anos anteriores, o Porto / Post / Doc terá uma secção competitiva internacional, jurada por Gurcan Keltek, Ewa Szablowska, Luciano Rigolini, Garbiñe Ortega e Valérie Massadian. A Competição Cinema Novo, por sua vez, será jurada por Jorge Campos, Joaquim Pedro Pinheiro e Radu Sticlea. Serão atribuídos os seguintes prémios: Grande prémio by Vinhos Verdes, para o melhor filme da Competição Internacional, no valor monetário de 3000€; o Prémio da Companhia das Culturas/Fundação Pereira Monteiro, para o melhor realizador da Competição Internacional menos de 36 anos, com uma residência artística na Companhia das Culturas; o Prémio Cinema Novo Canal 180, para o melhor filme da Competição Cinema Novo, com valores monetários de 500€, 2000€ em serviços na BLIT e 500€ em serviços na Show Reel; o Prémio Teenage, atribuído por um conjunto de estudantes do ensino secundário a um conjunto de filmes pré-selecionado dentro da programação do festival; e o Prémio Archa Porto, para o melhor projeto apresentado na oficina Archa, com uma residência artística na Companhia das Culturas.

No comunicado de imprensa, a organização destaca a secção não-competitiva de cinema falado em português, que inclui filmes como Sacavém, de Júlio Alves, Vitalina Varela, de Pedro Costa, Raposa, de Leonor Noivo, No Porto de Leixões - Panorama, de Renata Sancho, e Sério Fernandes - O Mestre da Escola do Porto, de Rui Garrido. 

Esta edição do Porto / Post / Doc é feita com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Iinstituo do Cinema e Audiovisual (ICA) e da CRVV - Vinho Verde. Descobre o resto da programação aqui.

Texto de Carolina Franco
Cartaz disponível via Facebook
O Porto / Post / Doc é parceiro do Gerador

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

10 Julho 2024

Junho de 2024 foi globalmente mais quente do que qualquer junho de que há registo

4 Julho 2024

Porto: novo programa apoia melhorias na casa de pessoas com deficiência

25 Junho 2024

Último Recurso esteve no principal fórum climático que prepara as decisões da COP29

11 Junho 2024

Prémio Fundações vai dar 50 mil euros a projetos de arte, ciência, cidadania e solidariedade

4 Junho 2024

Irene Flunser Pimentel: “o identitarismo é a grande arma da extrema-direita”

28 Maio 2024

Tiago Fortuna: “a deficiência é um espaço de combate para quem a habita”

21 Maio 2024

Mulheres na política: movimento cívico quer subir o limiar da paridade para 50%

15 Maio 2024

No IndieLisboa 2024 o “olhar atento e urgente sobre o mundo” ecoa em todos os filmes

14 Maio 2024

António Sampaio da Nóvoa: “a melhor política educativa é a valorização daquilo que já se faz”

7 Maio 2024

Festival Mental está de volta a Lisboa para a sua 8.ª edição

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [para entidades]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

5 JUNHO 2024

Parlamento Europeu: extrema-direita cresce e os moderados estão a deixar-se contagiar

A extrema-direita está a crescer na Europa, e a sua influência já se faz sentir nas instituições democráticas. As previsões são unânimes: a representação destes partidos no Parlamento Europeu deve aumentar após as eleições de junho. Apesar de este não ser o órgão com maior peso na execução das políticas comunitárias, a alteração de forças poderá ter implicações na agenda, nomeadamente pela influência que a extrema-direita já exerce sobre a direita moderada.

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0