No dia 1 de outubro o Coliseu Porto Ageas e a Orquestra Filarmónica Portuguesa celebram o dia da música com o concerto “De Mozart a Beethoven”. Carlos Ferreira, solista na Orchestre National de France, acompanhará a orquestra no clarinete.

O espetáculo do Dia Internacional da Música inicia-se com o “Concerto para Clarinete”, uma das últimas obras escritas por Mozart, seguindo-se da “Sinfonia Eroica”, a terceira sinfonia de Beethoven.        
É com o clarinete que Carlos Ferreira acompanhará a Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Carlos Ferreira, fotografia de Daniel Delang

O clarinetista português, ocupou o lugar de Clarinete Principal na Orchestre National de Lille e também na Orquestra Filarmónica de Londres. Dos muitos prémios que recebeu destaca-se o segundo lugar no prestigiado Concurso Internacional de Música alemão ARD, em 2019. Com um percurso internacional em ascensão, é atualmente solista na Orchestre National de France.

O Maestro Osvaldo Ferreira também estará presente na comemoração. Questões como “Será que Beethoven e Mozart alguma vez se conheceram? O que os liga musicalmente? E porque é que Beethoven retirou a dedicatória de “Eroica” a Napoleão Bonaparte?” terão a resposta do maestro numa noite em que se celebra a música, o regresso a casa de Carlos Ferreira e os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven. 

Osvaldo Ferreira, Fotografia de Lara Jacinto

Os bilhetes para o concerto custam entre 5.00€ e 9.00€ e estão à venda na bilheteira do Coliseu Porto Ageas, Ticketline e locais habituais. Estudantes de música, menores de 12 anos e maiores de 65 anos podem usufruir de 20% de desconto. 

Texto de Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.