Em 2017, a Maker Faire anunciava um fim temporário. Dois anos depois, o evento está de regresso a Lisboa, de 11 a 12 de outubro. O maior espetáculo de show & tell do mundo tem local marcado no Campus do Politécnico de Benfica do IPL (Politécnico de Lisboa). O evento é de entrada livre.

“A Maker Faire Lisboa é o maior evento deste tipo no país e reunirá durante um fim-de-semana, num único espaço, o maior talento dos makers nacionais. Os visitantes poderão descobrir uma vasta mostra de invenções e projetos tecnológicos pela mão dos makers, participar em workshops e assistir a um concerto”, pode ler-se em comunicado.

Durante três anos, o evento foi acolhido pelo Pavilhão do Conhecimento, no entanto, este ano, a organização fica a cargo do FabLab Benfica da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL). Este é um dos 20 laboratórios de fabricação digital no país.

A Marker Faire, organizada pela primeira vez em 2006, em San Mateo na Califórnia, “conta hoje com mais de 240 eventos espalhados por todo o mundo. O objetivo do evento é ser um espaço de crescimento da comunidade de makers, desde entusiastas da tecnologia a curiosos pela área, passando por artesãos, cientistas e mecânicos, sendo um local para troca de experiências e networking”.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Billetto Editorial via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.