Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Depois de duas décadas de silêncio, o Festival de Música dos Capuchos volta a fazer-se ouvir

Os meses de junho e julho assinalam aquele que é o (re)nascer do do Festival…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Os meses de junho e julho assinalam aquele que é o (re)nascer do do Festival de Música dos Capuchos, em Almada. Entre os dias 11 de junho e 3 de julho, a 1ª edição do festival renovado homenageará artistas como Alfred Brendel e Piazolla e contará com a presença de nomes preponderantes e inesquecíveis nos universos da música Clássica e Barroca.

Decorrendo no Convento dos Capuchos e partindo do conceito "5 Séculos de História e 5 Séculos de Música” a viagem na criação musical, que percorre cinco séculos, está prestes a partir de um local que abraça Almada desde o séc. XVI. Honrando o período “ativo” do Convento e passando pela sua construção, ao declínio com a extinção das ordens religiosas, um dos eixos programáticos escolhidos para este (re)começar foi o Repertório musical dos séculos XVI a XVIII, que ultrapassa épocas como o Renascimento, o Barroco, o Classicismo.

Refletindo o restante período da história do Convento, escolheu-se também o Repertório musical dos séculos XIX a XXI, que parte do Romantismo até à música contemporânea. Não ficando por aqui, a programação apresenta uma bagagem diversificada, envolvendo diversos géneros musicais, e promovendo a difusão da música com diferentes artes.

Alfred Brendel, fotografia de Benjamin Ealovega

É nos dias quentes, em que o sol e a música andam de mãos dadas que festejar o pianista austríaco Alfred Brendel será um momento a assinalar no Festival de Música dos Capuchos, entre os dias 11 e 13 de junho. Além do lendário Brendel, a programação conta com nomes como: o virtuoso trompetista russo Sergei Nakariakov, apelidado de “Caruso e Paganini do trompete”, a Orquestra de Câmara de São Petersburgo e o alaudista norteamericano Hopkinson Smith, mestre dos instrumentos de cordas dedilhadas do Renascimento e do Barroco.

O centenário do nascimento do compositor argentino Astor Piazzolla será assinalado com um concerto de quinteto dedicado ao seu “nuevo tango” e a apresentação da sua ópera-tango “Maria de Buenos Aires”, sob a direção de
Marcelo Nisinman e com a cantora uruguaia Ana Karina Rossi no papel de Maria, que acontecerá no dia 18 de junho.

Sofia Ribeiro, fotografia de Silvia Ospina

O Jazz também marcará a presença no festival com o quarteto da cantora portuguesa Sofia Ribeiro, radicada no estrangeiro há vários anos, no dia 27 de junho.

Voltando-se, agora, para as mais diversas artes, o festival apresentará ainda um ciclo de “Conversas dos Capuchos” dedicado a três efemérides literárias de 2021 - os 700 anos da morte de Dante Alighieri e os 200 anos dos nascimentos de Charles Baudelaire e Fiodor Dostoievsky -, moderadas por Carlos Vaz Marques com a presença de diferentes convidados: António Mega Ferreira, Jorge Vaz de Carvalho, Joana Matos Frias, Pedro Mexia, Hélia Correia, António Pescada e Guilherme d’Oliveira Martins. Este ciclo prolonga-se entre os dias 20 e 27 de julho, tendo uma terceira sessão em julho.

Podes acompanhar toda a programação aqui.

ciclo de “Conversas dos Capuchos” dedicado a três efemérides literárias de 2021

O festival, que conta com a direção artística de Filipe Pinto-Ribeiro, mostra-se "uma iniciativa cultural de excelência, aberta a todos os públicos, em linha com o referente de qualidade do seu passado e que procura afirmar-se também a nível internacional”, nas palavras do mesmo.

Em comunicado, a presidente da Câmara de Almada, Inês Medeiros, considera ainda que o regresso do Festival de Música dos Capuchos é não só um momento de combinação das artes e de relevância para o cerne musical, como "um grande momento para o concelho", onde se combinam "a sustentabilidade, o ambiente e a cultura”.

Depois de se silenciar durante duas décadas, o festival volta a fazer-se ouvir contando com a promoção da Câmara Municipal de Almada, da DSCH Associação Musical, e ainda com o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Texto de Patrícia Silva
Fotografias retiradas da página do Facebook do Festival, do site e de Ricardo Dearatanha/La Times Via Getty Images

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Camila Romão sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0