fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Descentralização é um dos objetivos da estratégia cultural para a década 2020-2030 em Braga

A escola primária de Oliveira São Pedro recebeu, esta segunda-feira, dia 2, a apresentação da…

Texto de Gabriel Ribeiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A escola primária de Oliveira São Pedro recebeu, esta segunda-feira, dia 2, a apresentação da Estratégia Cultural de Braga 2020-2030, que visa fomentar as iniciativas culturais na cidade como um dos pilares de desenvolvimento sustentável. A programação pretende ainda consolidar a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.

Redigido pelo projeto Braga Cultura 2030, o documento contou com a participação e contributo de milhares de bracarenses. Ricardo Rio, presidente da câmara municipal de Braga, frisou, durante a apresentação, que a cultura continua a ser uma “área chave” do seu executivo. A cultura apresenta-se como “uma área transversal a toda a gestão municipal. Não é cultura pela cultura, é cultura enquanto elemento verdadeiro de desenvolvimento da sociedade, é o motor de muitas dinâmicas económicas”, completou.

Lídia Dias, vereadora da Cultura, relembrou que “a cidade não é só o centro histórico”. A escolha do local da apresentação, “que sempre foi de formação de muitas gerações”, faz parte do objetivo de descentralizar a cultura no município. A escola de Oliveira São Pedro “será um centro de criação e experimentação de uma rede mais ambiciosa” de espaços culturais, referiu.

Apesar da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, o documento da estratégia estende-se de 2020 a 2030: “Há um trabalho que tem de ser feito e uma década em que temos de investir”, concluiu a vereadora.

A nova estratégia da década debruça-se em quatro eixos que, por sua vez, se desdobram em diferentes programas. As diversas áreas dividem-se pela cultura, diversidade, criatividade, inclusão, participação, conhecimento, economia, território e paisagem. Algumas das propostas passam por fomentar a formação nas áreas da criação, interligar os equipamentos culturais municipais, reabilitar novos espaços, acolher novas iniciativas descentralizadas nas freguesias da cidade, incentivar programas de criação e atração de negócios nos setores criativos, motivar a população local a acolher artistas e a participar em iniciativas culturais, entre muitas outras medidas. O documento completo pode ser consultado aqui.

O programa, no entanto, continua em aberto. A iniciativa Braga Cultura 2030 incentiva a população bracarense a enviar propostas, ideias e o seu feedback sobre a estratégia, de forma a reformular e conhecer novas visões e perspetivas sobre a cultura na cidade.

Criado em 2017, o projeto Braga Cultura 2030 já desenvolveu atividades como workshops, conversas e o programa Variações na cidade. Os promotores desde documento são o município de Braga e o Theatro Circo e a coordenação executiva fica a cargo de Cláudia Leite.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia via Facebook da câmara municipal de Braga

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0