O Musicbox Lisboa reabre portas para uma temporada de concertos, dança e performance. De 5 de maio a 13 de junho, acontece Desembargo, uma programação multidisciplinar que recebe no palco do Musicbox, temporariamente, artistas de música, teatro e dança.

Os concertos, que iniciam no próximo dia 5 maio, integram a iniciativa do Circuito em Lisboa, decorrente de um apoio aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do plano LisboaProtege. Sobem ao palco as atuações de EVAYA, Silly, Yakuza, Whosputo, A lake by the mõõn, Aurora Pinho, P.S Lucas, Ece Canli, Cancro e VENGA VENGA, ao longo do mês de maio e junho. Esta iniciativa garante a sobrevivência de cerca de 12 salas de programação de música em toda a rede, possibilitando o apoio e o regresso de artistas aos palcos.

A sala do Musicbox reabre temporariamente, no âmbito da iniciativa Circuito Lisboa @Ana Viotti

Nos dias 7, 14, 21 e 28 de maio, o Musicbox recebe o Atelier de Dança, um curso de reintrodução à dança em clube com formadores especializados em diversos estilos de música. Progressivu, Chima Hiro, Francisca Urbano e Flama y Sue, assumem a pista e orientam os passos de dança de todos os participantes.

A performance "When all witnesses are gone", de Sofia Dinger, também faz parte da programação Desembargo, que reabre temporariamente o palco do Musicbox. Enquadrada no projeto Peep Show, a performance acontece nos dias 22, 23, 29 e 30 de maio, e ainda nos dias 4, 5, 12 e 13 de junho, com três sessões diárias.

Concertos, aulas de dança e performance, sobem ao palco do Musicbox para apoiar os artistas @Ana Viotti

Desembargo é um programa que alerta para a urgência de salvaguardar as salas de música por todo o país, num período em que se torna fundamental reconhecer e valorizar a cultura. A abertura temporária do Musicbox, com o apoio da iniciativa do Circuito Lisboa, promete seguir todas as recomendações de segurança e higiene da DGS.

A programação completa encontra-se disponível para consulta aqui.

Texto de Ana Mendes
Fotografias de Ana Viotti

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.