fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Opinião de Nuno Varela

Dia 23 de 2021!! VAMOS VOTAR

E passaram 23 dias, queria que fossem apenas boas notícias, mas não. Continuamos no caos…

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

E passaram 23 dias, queria que fossem apenas boas notícias, mas não. Continuamos no caos total, novo confinamento, mortos todos os dias, e esta covid não parece querer abrandar. É inevitável falar dela. Toda a esperança que parecia vir com 2021 parece estar a desaparecer a cada dia que passa.

Vejo mais pedidos de ajuda, e os casos de pobreza extrema começam a ficar mais próximos. Por outro lado, os Estados Unidos viram-se livres de um Trump que se julgava o dono do mundo, e acredito que, no fundo, pensava que aquele lugar seria seu para sempre, parabéns USA.

E por cá, como estamos de política? Eu digo mal, mal como sempre, mas esta é altura certa para demonstrarmos que não estamos a dormir, e discursos fascistas não passam nem entram.

De onde venho, quando se falava em política, eu imaginava logo um tipo engravatado com um monte de gente à volta a distribuir umas bandeirinhas e umas canetas. Ele era fixe, dava coisas aqui ao pessoal das barracas e ficávamos todos contentes. Com o tempo o pensamento foi mudando e eu e muitos jovens metemos os políticos todos num saco e fechamos. Sinceramente, acho que voltei a falar e ter algum interesse por política depois dos 30.

Tenho visto por vários grupos de Whatsapp a preocupação e interesse em ir votar. Toda esta campanha da extrema direita tem ganho muitos apoiantes, mas também tem despertado muitos jovens que não vêem com bons olhos estas políticas e ideias da extrema-direita. Os jovens querem ir votar, querem fazer parte, querem dar cabo desses fascistas que só querem ver separação e desigualdade.

E, se o nosso poder é o voto, vamos começar a usá-lo. No meu meio posso, com certeza, dizer que sei de mais de 20 pessoas que vão votar pela primeira vez,  porque acham que agora a situação é grave. Mais que nunca, as pernas estão a tremer, não podemos sequer imaginar o que seria deste país a ser liderado por um “artista” que defende tudo aquilo que está escrito no programa do seu partido, apesar de tentar fugir quando é confrontado para falar sobre as ideias que defendem.

Espero que o resultado seja histórico e que, quem nunca votou, e vai votar, se habitue e veja, assim, que o estado e o país somos todos nós.

Eu não tenho muitas dúvidas de que o professor Marcelo vai ser o grande vencedor destas presidenciais.  O que é importante e devia ter uma especial atenção é onde vai ficar a extrema direita, isso, sim, acaba por ser o grande problema, e a força e apoio que vão ter. Esperemos que corra tudo pelo melhor e que tenham o pior resultado alguma vez visto, era bom era hehehe.

Sendo eu responsável por uma grande plataforma de divulgação , neste caso a Hip Hop Sou Eu, achei importante termos uma voz sobre este assunto e deixo aqui algumas palavras que foram escritas no nosso site pelo nosso colaborador Airton:

“No próximo dia 24 terão lugar em Portugal as eleições presidenciais. Em quase 47 anos de democracia, o país nunca teve um  partido que a ameaçasse tanto quanto o partido de um dos candidatos destas eleições. Como agentes diretos da, ou apenas amantes, da cultura hip-hop, devemos saber o que ela representa. O hip-hop não tolera discursos de ódio, discriminação e divisão. O hip-hop representa o respeito, a igualdade e a união. A nossa cultura anda de mãos dadas com a verdade. Tal como entre nós não aceitamos que um wack seja a cara do movimento, não podemos aceitar que um wack seja a cara dos portugueses. Apelamos, assim, ao voto com consciência.” — Por Airton Caeser

Que 2021 deixe para trás a covid e todos os fascistas!!!

-Sobre Nuno Varela-

Nuno Varela, 36 anos, casado, pai de 2 filhos, criou em 2006 a Hip Hop Sou Eu, que é uma das mais antigas e maiores plataformas de divulgação de Hip Hop em Portugal. Da Hip Hop Sou Eu, nasceram projetos como a Liga Knockout, uma das primeiras ligas de batalhas escritas da lusofonia, a We Deep agência de artistas e criação musical e a Associação GURU que está envolvida em vários projetos sociais no desenvolvimento de skills e competências em jovens de zonas carenciadas.Varela é um jovem empreendedor e autodidata, amante da tecnologia e sempre pronto para causas sociais. Destaca sempre 3 ou 4 projetos, mas está envolvido em mais de 10.

Texto de Nuno Varela
Fotografia de Lucas Coelho

As posições expressas pelas pessoas que escrevem as colunas de opinião são apenas da sua própria responsabilidade.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Não há liberdade pelo consumo e pelas redes sociais

25 Junho 2025

Gaza Perante a História

18 Junho 2025

Segurança Humana, um pouco de esperança

11 Junho 2025

Genocídio televisionado

4 Junho 2025

Já não basta cantar o Grândola

28 Maio 2025

Às Indiferentes

21 Maio 2025

A saúde mental sob o peso da ordem neoliberal

14 Maio 2025

O grande fantasma do género

7 Maio 2025

Chimamanda p’ra branco ver…mas não ler! 

23 Abril 2025

É por isto que dançamos

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0