Vasco Vilhena nasceu em Lisboa em 1993, mas cedo rumou ao Alentejo, onde cresceu. Aos 11 anos disse ao pai que queria ser DJ, tendo recebido como resposta um afirmativo “então vais aprender música a sério”. Começou então por estudar guitarra, e aos 16 anos integrou o naipe de percussão da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer, onde permaneceu durante dois anos.
Terminado o Secundário, regressou à capital, com o intuito de estudar para se tornar técnico de som. Este período marca a sua entrada no universo da composição, com um conjunto de canções cantadas em inglês que foi disponibilizado em plataformas digitais. Em 2013 iniciou estudos de piano, e em 2014 lançou aquela que considera ser a última das suas brincadeiras musicais, desta vez já cantada na língua-mãe: o álbum “treze”. Formou-se então em Jazz pela JB Jazz e em Som pela Restart.
O ano de 2018 marcou o seu regresso aos discos, com o mais maduro “Urso Solar”. Inspirado pela Mensagem para Ursos de Coelho Radioativo e pelo urso malaio, uma espécie em vias de extinção, Vasco criou a personagem que dá nome ao disco. Este Urso pretende dar voz à Natureza, alertando o Homem para os perigos da relação abusiva que tem vindo a estabelecer para com o planeta. Infelizmente, as suas preces não são ouvidas, situação que o leva a desmaterializar-se lentamente, camada por camada, até se evaporar. A par dos concertos de apresentação de “Urso Solar”, Vasco trabalha numa empresa audiovisual, e vai dando corpo às canções que irão compor a sequela deste disco.
A Central Gerador está aberta de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e domingo das 15h às 20h. Fica atento ao Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para estares a par de todas as novidades :)
Onde fica a Central Gerador?
A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).