O Dia Mundial do Teatro, marcado para 27 de março, vai ser celebrado em Braga com a Companhia de Teatro de Braga (CTB). De 25 a 27 do mesmo mês, o Theatro Circo vai contar com a estreia da peça “As Troianas/Um Testemunho!”, de Eurípedes.

A obra surge como uma sequência do trabalho de Rui Madeira sobre as obras gregas. O encenador já foi responsável por “Bacantes” e “Oresteia”. Na primeira, discutiu-se “a luta entre o sagrado e o profano”, já na segunda peça contou-se “a história desta Europa, depois da segunda guerra mundial, alquebrada e moribunda, cansada da vitória”. Na nova encenação, “As Troianas/Um Testemunho!”, pretende-se falar das “relações histórico-culturais, sociológicas e políticas entre as potências colonizadoras europeias em guerra não declarada às antigas possessões”.

A encenação e dramaturgia ficou a cargo de Rui Madeira e o elenco conta com nomes como Silvia Brito, Solange Sá, Eduarda Filipa, Rogério Boane, André Laires, Carlos Feio, António Jorge, Rita Machado e Yeliz Balim.

Sabe mais aqui.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Peter Lewicki via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
as-troianas-theatro-circo