E se num festival de verão em vez de concertos, visses filmes?

Esta sexta, dia 14 de Junho a partir das 21h, o Gerador convida-te a sentar confortavelmente na Central Gerador que, nesta noite estará revestida de relva para assistires, confortavelmente, a três curtas metragens, programadas pela actriz Mia Tomé, que nos introduzem ao universo do rock n’ roll português, de Coimbra à margem sul do Tejo, passando por nomes de bandas e artistas como Tédio Boys, The Parkinsons, Nick Suave ou Capitão Fausto.

Este ciclo de curtas, chamado Do cinema ao Rock n’ Roll vai uma curta de distância, apresenta os filmes Barreiro Rock City – Um guia por Nick Suave, Breve História do Rock de Coimbra e Pontas Soltas. Curioso para descobrir mais sobre cada um deles?

Barreiro Rock City – Um guia por Nick Suave

Um mini documentário assinado por Bruno Martins e Leonor Bettencourt Loureiro que mostra o Barreiro de Nick Suave. Do estúdio de gravação King, que é também a sede da associação cultural Hey Pachuco e um importante espaço do Programa Jovens Músicos, até à Tasca da Galega, passando pela Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, pelo Papagaio ou pelo Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro, onde acontecia o festival Barreiro Rocks.

Breve História do Rock de Coimbra

5 minutos de história sobre as bandas rock da cidade de Coimbra. Um filme de Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda.

Pontas Soltas

Um documentário de Ricardo Oliveira sobre a criação do terceiro álbum dos Capitão Fausto que é também um ponto de partida para falar do processo criativo dos músicos e de outros artistas.

No final da sessão, entre as 22h e as 23h, a programadora deste ciclo Mia Tomé e a actriz Isabel Costa rodam discos na Central Gerador. Estão prometidas músicas de rock português que obrigam, qualquer um, a tirar os pés do chão.

Até 30 de Junho, continuamos a celebrar os 5 anos do Gerador com um mês de programação na Central Gerador, o novo espaço dedicado à promoção da cultura portuguesa no Lumiar, em Lisboa. De quinta a domingo, entre as 12h e as 24h, é possível que encontres cinema, conversas, exposições, poesia, dj sets ou mesmo feiras.

Para acompanhar tudo isto e porque o Gerador quer aconchegar estômagos alheios, o Café Central estará também aberto de quarta a domingo com petiscos e bebidas que aconchegam o estômago e elogiam a gastronomia portuguesa.

A entrada para todas as iniciativas é gratuita.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Foto da banda Tédio Boys, que integra o filme Breve História do Rock de Coimbra