O Doclisboa vai voltar ao Cinema Ideal, entre fevereiro e julho de 2019, para apresentar o 6.doc. O programa é composto por 6 filmes — cinco estreados no Doclisboa de 2018 e um no Porto/Post/Doc do mesmo ano — que vão estar em exibição durante uma semana cada um. 

A primeira está já marcada para o dia 21 de fevereiro às 21h30, com o filme rodado nos Estados Unidos da América, Monrovia, Indiana de Frederick Wiseman. A história trata de Monrovia, um lugar em Indiana com cerca de 1400 habitantes e fundado em 1834, composto por uma comunidade maioritariamente agrícola. Frederick Wiseman desconstrói os estereótipos que vão sendo contraditórios e explora a forma como a comunidade vive numa lógica de serviço comunitário, com uma vida espiritual bastante presente. O modo de vida rural e conservador com todas as suas complexidades, aos olhos de um realizador natural do estado de Massachusetts.

O Doclisboa também já deu a conhecer as datas das sessões seguintes, ainda que com horário a anunciar: The Kamagasaki Cauldron War, de Leo Sato, entre 28 de março e 3 de abril; The Silence of Others, de Almudena Carracedo e Robert Bahar, entre 25 de abril e 1 de maio; Alma Clandestina, de José Barahona, entre 23 e 29 de maio; Terra, de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres, entre 20 e 26 de junho; Greetings From Free Forests, de Ian Soroka, entre 18 e 24 de julho. 

As sessões têm um custo de 5€ e vão ser acompanhadas por conversas com convidados ainda a anunciar. Sabe mais sobre o 6.doc e os filmes que vão estar em exibição, aqui

Texto de Carolina Franco
Frame de Monrovia, Indiana de Frederick Wiseman

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.