fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

DocLisboa apresenta o 2º momento: “Deslocações”

A 18ª edição do Doclisboa decorre entre outubro de 2020 e março de 2021, no…

Texto de Isabel Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A 18ª edição do Doclisboa decorre entre outubro de 2020 e março de 2021, no Culturgest, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no Cinema Ideal. A programação deste ano conta com 206 filmes, 31 estreias mundiais e 30 estreias internacionais repartidas ao longo dos seis momentos do festival. Um modelo que parte da necessidade de potenciar os espaços públicos de encontro, a experiência coletiva da arte cinematográfica e a sua contribuição para a reconstrução e fortalecimento social.

O segundo momento do Doclisboa, “Deslocações” tem lugar de 5 a 11 de novembro, e pretende desafiar a fluidez de conceitos de identidade, espaço e tempo nas mais diversas camadas, sejam elas na esfera pessoal, social ou política. Uma paragem para ver os filmes de Maria Clara Escobar, Luciana Fina, Mouaad el Salem e Cláudia Varejão.

As sessões terão todas lugar nas salas de cinema de Lisboa (Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal), à exceção dos Verdes Anos e do programa histórico do Corpo de Trabalho, que estarão disponíveis em dafilms.com, entre 22 de outubro e 3 de novembro.

Após “Deslocações” terão ainda lugar nesta edição do doclisboa as seguintes fases “Espaços de Intimidade” (3 a 9 de dezembro), “Ficaram Tantas Histórias por contar” (14 a 20 de janeiro); “Arquivos do Presente”( 4 a 10 de fevereiro); e “De onde venho, para onde vou” ( 4 a 10 de março).

Este ano, o Nebulae, a área do Doclisboa dedicada à indústria, decorrerá exclusivamente nas plataformas online, oferecendo um conjunto de atividades, encontros e oportunidades para o desenvolvimento da criação e produção do cinema independente.

Consulta aqui o horário das sessões.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via facebook DocLisboa
O Gerador é parceiro da DocLisboa.

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica
aqui
.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0