fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Documentário “Escultoras – Nem Musas Nem Modelos”, na RTP2

No dia 18 de Março, pelas 23h00, será exibido, na RTP2, o documentário Escultoras – Nem…

Texto de Raquel Rodrigues

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No dia 18 de Março, pelas 23h00, será exibido, na RTP2, o documentário Escultoras - Nem Musas Nem Modelos, de Emilie Valentin.

"O mito de Pigmalião determinou há muito o papel da musa e do escultor: o homem era o criador e a mulher a sua obra. Desde então não tem havido muito espaço para as escultoras mas as mulheres nunca desistiram de lutar pelo reconhecimento da sua arte", lê-se na descrição. Escorregaram para fora do que encontraram e foram perdidas pelos olhares que lhes eram contemporâneos.O documentário faz memória das esquecidas, confrontando-nos com a condição social e, consequentemente, cultural e artística das mulheres.

A italiana Properzia de Rossi (1490–1530) foi a primeira mulher cujo talento artístico foi notado. Estudou escultura e anatomia na sua cidade natal, Bolonha, na única Universidade europeia que aceitava mulheres no século XVI e, consequentemente, tornara-se um refúgio para algumas destas. Começou a destacar-se pela utilização de caroços de fruta, com os quais realizava esculturas de pequenas dimensões e com temáticas religiosas. Numa fase seguinte, a escultora renascencista, destcou-se pelos bustos em mármore, a cujo reconhecimento se deveu o convite para integrar o conjunto de artistas responsáveis pela decoração do altar de Santa María del Baraccano, em Bolonha, onde também ganhou um concurso para esculpir a a fachada oeste de San Petronio. No século XVII,  a espanhola Luisa Roldán (1652-1706), filha do escultor Pedro Roldán, que se supõe ter sido o seu mestre, foi a primeira mulher nomeada escultora da corte La Roldana, como era conhecida, inicialmente, não assinava as suas obras. As temáticas marianas são as mais constantes no seu trabalho. Em Ecce Homo, que se conserva na catedral de Cádiz, para a escultora sevilhana se mudou, está gravada a inscrição, na qual se auto-intitula "insigne autora". Teve obras encomendadas pelo concelho municipal de Madrid, antes de começar a trabalhar para Carlos II e Filipe V. O reconhecimento simbólico não correspondeu ao monetário. Neste contexto, passou a assinar como "Escultora de Cámara".

Escultoras - Nem Musas Nem Modelo é uma produção de Ex Nihilo, de 2018.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Fotografia de Victor Strukovskaya, via Unsplash

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0