As peças “Raposos” do Teatro de Balugas (Barcelos) e "As Palavras São Como Raios X" do Duplaface - Companhia das Artes (Ponte de Lima), são os dois trabalhos portugueses candidatos a melhor espetáculo internacional.

A candidatura surge a propósito dos "Prémios ESCENAMATEUR Juan Mayorga de las Artes Escénicas", uma organização da confederação de teatro amador em Espanha.

O concurso pretende eleger o melhor espetáculo de teatro amador fora de Espanha, contando, já, com candidaturas de diferentes pontos do mundo. Pontos esses como Itália, Lituânia, Rússia, Malásia, Filipinas e Tailândia.

Na edição anterior, o multipremiado trabalho “Pão Nosso” do Teatro de Balugas foi um dos três espetáculos finalistas nomeados para o prémio.

Com texto e encenação de Cândido Sobreiro, “Raposos” foi distinguido em 2020 com o Prémio Guia dos Teatros para Melhor Espetáculo Não Profissional em Portugal, tendo estreado no Theatro Gil Vicente, em Barcelos. A peça "As Palavras São Como Raios X", com texto e encenação de Nuno J. Loureiro e assistência de encenação de Susana Luciano, estreou no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels