fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Dos livros para o palco, “Diário de Pilar” chega a Portugal para nos levar numa aventura pela Grécia

“Diário de Pilar na Grécia”, da escritora brasileira Flavia Lins e Silva, foi transformada numa…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

"Diário de Pilar na Grécia", da escritora brasileira Flavia Lins e Silva, foi transformada numa peça de teatro. Miriam Freeland e Roberto Bomtempo trazem a peça até Portugal, para uma digressão que começa no Teatro Independente de Oeiras, no dia 5 de fevereiro.

Com mais de duzentos mil livros vendidos no mundo inteiro, a série "Diário de Pilar", da escritora Flávia Lins Silva, já chegou a 600 mil leitores, tem nove edições publicadas e foi traduzida em seis línguas. O sucesso da história da aventureira Pilar, levou a que, em 2020, os livros passassem para a televisão - em formato de animação - transmitindo a série para toda a América Latina, através dos canais Nat Geo Kids, Fox e Disney. O fenómeno acabou por chegar à luz dos palcos através de um projeto infanto-juvenil da Movimento Carioca, a produtora brasileira dos atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo, que também dão vida às personagens.

O "Diário de Pilar na Grécia" conta a aventura de uma menina "esperta, aventureira e corajosa, criada pela mãe e pelo avô", que desta vez se aventura pela Grécia em busca do avô Pedro - quem sempre estimulou o seu pela leitura, a imaginação e o amor pelo mundo e suas culturas -, mas não vai sozinha, leva consigo o gato Samba, Breno, o seu melhor amigo, e a sua nova amiga grega, Helena. Nesta aventura os quatro cruzam-se com deuses e heróis e ficam a saber mais sobre o início da civilização e os seus mitos.

A peça, adaptada e encenada por Symone Strobel, junta Miriam Freeland, Roberto Bomtempo, Sara Teixeira, Lucas Lins e Silva, Gonçalo Lima, Diana Herzog e Mariana Goldani Rosa para interpretarem e cantarem (ao som da música de Kleiton & Kedir) a viagem de uma personagem que é a representação das meninas curiosas, espertas e aventureiras que se deixam encantar pelo mundo e a magia que nele existe, numa lição não só sobre a História da Civilização, deuses e heróis, mas também sobre amizade, as dores, delícias e mistérios da vida.

No Brasil, "Diário de Pilar na Grécia" já recebeu os prémios de Melhor Espetáculo, Melhor Texto Adaptado, Melhor Atriz e Melhor Ator do CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude) e de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Ator do Botequim Cultural, num total de 15 indicações - "O Diário de Pilar na Grécia tornou-se um grande sucesso, tanto literário quanto teatral porque carrega, na sua essência, muita delicadeza e sensibilidade. É um espetáculo que ensina e que emociona pessoas de qualquer idade" – diz Miriam Freeland.

Em Portugal, o Teatro Independente de Oeiras (também coprodutor) é o primeiro a receber esta adaptação. A peça pode ser vista de 5 de fevereiro a 27 de março, aos sábados e domingos, pelas 15h30. As sessões cumprem todas as normas de segurança sugeridas pela DGS e os bilhetes já estão à venda na Ticketline.

Texto de Patrícia
Fotografia de Guga Melgar

Se queres ler mais notícias, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0