A cada 2 meses o Gerador atribui o Juízo Gerador a pessoas ou entidades de várias áreas que nos fazem gostar ainda mais da cultura portuguesa. São 6 as categorias: Ideia Luminosa, Os Olhos Também Comem, Música Para Os Meus Ouvidos, Se Fosse a Vocês Lia Isto, Amor ao Teatro e Herói Gerador.

Este bimestre é a vez da leitura, com a categoria Se Fosse a Vocês Lia Isto. A escolha recaiu sobre o Valério Romão e a sua corajosa trilogia sobre as paternidades falhadas, que fica completa com o seu último livro, Cair para dentro.
Valério Romão nasceu em França, em 1974. Foi três vezes seleccionado no concurso nacional Jovens criadores (2000, 2001, 2002), duas em prosa, uma em poesia. Foi o representante português da área de literatura na Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, em 2001, na Bósnia-Herzegovina.
Na Faculdade cursou Filosofia, área em que se licenciou. Tem escrito contos, peças de teatro, feito traduções e tem colaborado com diversos artistas nacionais na definição de núcleos de sentido em peças multidisciplinares.

A Trilogia: Autismo, O da Joana, Cair para dentro.