O concurso EDP Live Bands está de volta. A iniciativa, que promove o talento nacional ao dar a oportunidade a bandas amadoras de tocarem perante um júri reconhecido, acaba de abrir as inscrições em Portugal, Espanha e Brasil.

Desde o seu início em 2014 que o concurso já recebeu inscrições de cerca de 6.500 bandas e chega este ano à sua 6ª edição em Portugal. No Brasil, o concurso arrancou em 2016 e em Espanha terá este ano a sua 2ª edição. Desde o seu lançamento, o EDP Live Bands premiou 11 bandas que atuaram em festivais de grande projeção internacional.

Além de uma atuação no NOS Alive, no Mad Cool Festival em Madrid e de gravar um álbum com a Sony Music, a banda vencedora será este ano premiada com a gravação de um videoclipe.

Os seis finalistas vão atuar na final do concurso, que está marcada para 24 de maio, e vão ter a possibilidade de convidar amigos, familiares e fãs para assistir à atuação, com transporte oferecido pela EDP. Esta iniciativa tem como objetivo promover o apoio a cada uma das bandas, independentemente da zona do país de onde vêm.

Em Portugal, as inscrições estão abertas até 24 de março. Para participar, as bandas devem fazer o upload de uma música original no site do concurso (edplivebands.edp.com) e convidar os amigos a participar na votação online. São os fãs que vão escolher uma das seis bandas finalistas. As restantes vão ser selecionadas pelo júri, tendo em consideração critérios como originalidade, qualidade técnica e musical.

O músico Tiago Bettencourt associa-se a este projeto pela primeira vez, com participação especial no júri durante todas as etapas de seleção e na grande final, que decorrerá na LX Factory, em Lisboa, com a atuação das melhores bandas e eleição do grande vencedor. Tiago Bettencourt fará também um show case no evento.

Todas as bandas selecionadas para a final vão participar num workshop com especialistas da indústria musical, que conta este ano com a presença do músico Tiago Bettencourt, bem como de representantes dos parceiros do projeto. Uma oportunidade única para partilharem experiências e ouvirem conselhos sobre como fazer carreira no competitivo mundo artístico.

No ano passado, Churky foi o grande vencedor do EDP Live Bands, em Portugal. Diogo Rico Rodrigues, cantor, compositor, guitarrista e produtor musical, distinguiu-se entre todas as bandas concorrentes e lançou já o seu primeiro álbum - “É”.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Zachrie Friesen  via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.