Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Elmano Sancho estreia nova peça de teatro: “Jesus, o Filho”

A nova peça do autor estreia dia 15 de setembro, no Teatro da Trindade, e aborda temas como a falta de comunicação entre pais e filhos, “a descrença, a solidão, o desgaste e a reclusão”, provenientes dos desafios da sociedade contemporânea.

Texto de Mariana Moniz

Elmano Sancho nos ensaios de “Jesus, o Filho”. Fotografia da cortesia de Paulo Lage

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Intitula-se “Jesus, o Filho” e faz parte da trilogia “A Sagrada Família”, que inclui as peças “Maria, a Mãe”, apresentada em novembro de 2020, e “José, o Pai”, que irá estrear em 2023. A peça de teatro, escrita e encenada pelo ator Elmano Sancho, é uma reflexão sobre a capacidade – ou incapacidade – de comunicar.

Segundo Elmano Sancho, o ponto de partida para este projeto foi “o oratório da Sagrada Família e as imagens de José, Maria e Jesus”. Tal como nos explicou, o oratório é uma tradição que ocorre em algumas aldeias de Portugal: “[quem] recebe o oratório da Sagrada Família em casa - ou seja o exemplo de perfeição personificado pela família de Nazaré - predispõe-se a fazer uma reflexão sobre as imperfeições do seu núcleo familiar, tentando superá-las”. Assim, sendo a família de Nazaré interpretada como “a família perfeita”, a peça explora precisamente “os defeitos e as vicissitudes que existem em cada família” no mundo real.

Em cada texto, Elmano centra-se numa das figuras, e, no caso desta peça, focou-se na de Jesus, “o arquétipo do filho(a)”. É uma personagem “com a qual todos nos poderemos identificar. Afinal, nem todos somos pais, mas todos somos filhos”, reforçou.

Não se trata de um texto religioso nem se baseia em eventos bíblicos, contudo, o espetáculo assenta nos quatro passos da confissão: o exame de consciência, o arrependimento, a confissão propriamente dita e a penitência. “Com o texto e o trabalho de uma equipa, espero, sobretudo, apresentar um universo forte, diverso e complexo que chegue a cada espectador, de modo a provocar uma reação, sim, seja ela qual for”.

Elmano Sancho. Fotografia da cortesia de Paulo Lage

O espetáculo retrata também o transtorno “Hikikomori”, um termo de origem japonesa que caracteriza o comportamento de extremo isolamento. Este transtorno é uma das principais características do protagonista, uma vez que Jesus foge dos desafios da sociedade contemporânea e refugia-se em casa.

“A problemática abordada no espetáculo assenta noutros pressupostos, tais como, a incomunicabilidade entre pais e filhos, a descrença, a solidão, o desgaste e a reclusão”, esclareceu o autor. “Hikikomori” irá então surgir como o “único escape para sobreviver […]”. Elmano Sancho reconhece que o confinamento forçado, imposto pela pandemia, também serviu de influência para o seu texto. “De qualquer modo, tratam-se de coisas distintas: um é o isolamento/confinamento forçado (como no caso da pandemia), outro é o isolamento voluntário (Hikikomori)”. Este último foi a sua verdadeira inspiração para a criação da peça.

A peça “Jesus, o Filho”, estará em cena a partir do dia 15 de setembro e poderá ser vista até ao dia 30 de outubro, no Teatro da Trindade, de quarta-feira a domingo. Para além de Elmano Sancho, a obra contará com a interpretação de atores como Joana Bárcia, Vicente Wallenstein e Ruy de Carvalho. Os bilhetes podem ser adquiridos online.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Camila Romão sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0