Está a chegar uma nova semana recheada de cultura em direto no site Gerador. Desde uma conversa acerca do papel da imprensa numa pandemia, até um dueto entre a música e as artes visuais, passando por um workshop de bordado ou mesmo uma leitura encenada pelo ator José Pimentão seguida de conversa com Rui Pina Coelho, descobre aqui todas as iniciativas que vais poder ver durante a próxima semana:

Segunda-feira, dia 4 de maio às 18h30 | Mescla ao Vivo com Filipe Sambado

Convidámos o artista Filipe Sambado a partilhar em direto as suas preferências musicais e a responder a todas as questões que possam surgir durante esta Mescla ao Vivo.

Filipe Sambado inaugurou o seu percurso musical em 2012 com o lançamento do EP "Isto Não É Coisa Pra Voltar a Acontecer". No entanto, aconteceu mesmo e assim chegaram até nós "1,2,3,4" e "Ups... Fiz Isto Outra Vez”, que abriram caminho para "Vida Salgada”, o seu primeiro longa duração lançado em 2016.

Terça-feira, dia 5 de maio às 18h30 | Sugestões Residentes com Carolina Costa

Uma vez por semana, uma pessoa da cultura ou mesmo um colaborador do Gerador vai recomendar coisas para fazer em casa. Desta vez vamos descobrir as preferências da Carolina Costa, uma das responsáveis por comunicar todas as loucuras do Gerador.

Quarta-feira, dia 6 de maio às 18h30 | Conversas Centrais: “Jornalismo em emergência: o papel da imprensa numa pandemia”

No dia 6 de abril, pelas 18h30, vamos debater em direto a importância dos meios de comunicação numa altura de pandemia, com a participação da jornalista Cláudia Marques Santos, do co-fundador do Shifter João Ribeiro e do jornalista e crítico cultural Vítor Belanciano, moderada por um jornalista do Gerador.

Quinta-feira, dia 7 de maio às 18h30 | Leituras Fora de Cena com José Pimentão

O ator José Pimentão vai interpretar o texto "Lavar os Olhos", de Rui Pina Coelho e, depois da performance, os dois artistas sentam-se para falar acerca do momento e discutir a escolha e mensagem por trás do texto.

José Pimentão teve como formadores Jan Martens, John Romão, Miguel Bonneville, Miguel Moreira, Miguel Seabra, entre outros. Trabalhou em teatro com encenadores como António Pires, Diogo Infante, João Garcia Miguel e John Romão. Integrou as performances "Document (actions)" com Diogo Pimentão, e "Cometa" de Julião Sarmento.

Sexta-feira, dia 8 de maio às 18h30 | Duetos em Direto com Aníbal Zola e Rita Ravasco

Desafíamos os artistas Aníbal Zola e Rita Ravasco a unirem forças e apresentarem uma performance em que as artes visuais e a música surgem de mão dada, à distância. Depois deste dueto improvável explicam o processo de criação da performance em direto e respondem a eventuais questões do público.

Aníbal Zola é um cantautor e contrabaixista do Porto, com formação académica em Jazz, que desde 2008 tenta utilizar a língua portuguesa como cúmplice no seu processo de composição. O trabalho de Rita Ravasco passa pela ilustração, pintura, arte urbana, vídeo, stop motion, desenho e escultura.

Sábado, dia 9 de maio às 15h00 | Workshops em casa: Agulha Mágica com Rita Teles Garcia

A escultora Rita Teles Garcia vai demonstar a técnica de punchneedle e os materiais necessários para a iniciação deste tipo de bordado. Começa por ensinar os pontos base para depois revelar alguns truques para que o bordado possa ter diferentes utilidades.

Rita Teles Garcia aproveita as horas vagas para explorar técnicas como crochet, bordados e cerâmica, onde gosta de misturar técnicas e de explorar texturas. Neste momento, ocupa-se também a estudar joalharia.

Domingo, dia 10 de maio às 12h00 | Quiz Quebra-Gelo

Aos domingos é dia de relaxar. Todas as semanas temos um jogo que aborda a cultura portuguesa e os seus protagonistas, no domingo podes testar os teus conhecimentos com a 4ª edição do nosso Quiz Quebra-Gelo.

Sabe tudo sobre as ideias do Gerador para levar cultura e educação a casa aqui.

Ilustração de Pri Ballarin