fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Em direto no site Gerador: NBC, Tita Maravilha, workshop de cozinha e mais

Desde as preferências musicais do NBC, até uma conversa sobre como cuidar da saúde mental…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Desde as preferências musicais do NBC, até uma conversa sobre como cuidar da saúde mental em isolamento, passando por um dueto com os artistas João Caçador e Stefani Duvet, fica a par de todos os momentos culturais que vamos ter no nosso site, durante a próxima semana:

Segunda-feira, dia 27 de abril às 18h30 | Mescla ao Vivo com NBC

Convidámos o artista NBC a partilhar em direto as suas preferências musicais e a responder a todas as questões que possam surgir durante esta Mescla ao Vivo. Desde os anos 90 até agora, Timóteo Tiny é um dos fundadores do movimento hip-hop em Portugal e junta mais de 25 anos de carreira.

Conhecido pelas suas peculiares performances ao vivo com crossover entre o Soul, RnB, Drum and Bass, Rock e Electrónica, já passou por alguns dos palcos mais icónicos como Coliseu de Lisboa, Hard Club, Casa da Música, BLeza, e festivais como Super Bock Super Rock, Meo Sudoeste, Rock in Rio ou Festival F. Em digressão, passou cerca de 40 dias em estados do Brasil.

Terça-feira, dia 28 de abril às 18h30 | Sugestões Residentes com Margarida Botelho

Uma vez por semana, uma pessoa da cultura ou mesmo um colaborador do Gerador vai recomendar coisas para fazer em casa. Desta vez vamos descobrir as preferências da Margarida Botelho, membro da equipa de produção do Gerador.

Quarta-feira, dia 29 de abril às 18h30 | Conversas Centrais: “Como cuidar da saúde mental em isolamento?”

No dia 29 de abril vamos debater em direto a importância do estado de bem-estar, principalmente em período de isolamento com a diretora do Festival Mental, Ana Pinto Coelho, o "naturalmente ansioso" Tiago Galvão e o artista Tomás Martins.

Como podemos realizar as nossas capacidades se estamos confinados num único espaço, sem contacto com pessoas? Não se morre do vírus mas morre-se de solidão? Estas são algumas perguntas que o Gerador abordará com os convidados especiais desta edição das Conversas Centrais.

Quinta-feira, dia 30 de abril às 18h30 | Leituras Fora de Cena com Tita Maravilha

A artista Tita Maravilha vai encenar uma leitura com alguns textos de Adília Lopes, uma performance Kitsch que vai mostrar "como é gostoso ser mulher". Através da ideia de corpo-político traz para a sua performance as dores e delícias de ser um corpo dissidente, no fim vais poder colocar questões acerca do processo de criação desta leitura fora de cena.

Sexta-feira, dia 1 de maio às 18h30 | Duetos em Direto com João Caçador e Stefani Duvet

Desafiámos os artistas João Caçador e Stefani Duvet a juntar os seus talentos numa performance única em direto. No fim explicam o processo de criação desta performance e respondem a questões do público em direto.

João Caçador é músico e ativista, licenciou-se em Jazz e Música Moderna, na vertente de Guitarra Elétrica e é guitarrista da banda Fado Bicha. Tiago Santos é o criador de Stefani Duvet, estudou Cinema (audiovisuais) na Escola Artística António Arroio, de onde vai buscar muitas ideias para performances a solo e vídeos promocionais.

Sábado, dia 2 de maio às 15h00 | Workshops em casa: Cozinha com a Supper Stars

No dia 2 de maio, pelas 15h, vais aprender a receita do Chef Pedro Viana de Favas com Chouriço, Entrecosto e Ovos Escalfados. Neste workshop de cozinha com a Supper Stars, o chef estará disponível para responder a todas as questões que possam surgir durante o processo.

Pedro Viana é um viajante compulsivo e um apaixonado pelos sabores do globo. Por esta razão, o seu currículo gastronómico foi construído nos maiores restaurantes do mundo, como o restaurante do Hilton Hotel Venice, em Itália; o Le Bouquet Garni, no Luxemburgo, onde conviveu com o génio do chef Thierry Duhr; e o Auberge du Lion D’or, na Suíça.

Domingo, dia 3 de maio às 12h00 | Palavras Cruzadas

Aos domingos é dia de relaxar. Todas as semanas temos um jogo que aborda a cultura portuguesa e os seus protagonistas, no domingo desafiamos-te com as nossas palavras cruzadas.

Sabe tudo sobre as ideias do Gerador para levar cultura e educação a casa aqui.

Ilustração de Pri Ballarin

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Fica a conhecer Mariana Frazão, vencedora de teatro na MNJC24

6 Novembro 2025

A Mostra Nacional Jovens Criadores está em Santarém de 21 a 23 de novembro. Vê o programa aqui

5 Novembro 2025

Catarina, Lisboa faz-te feliz? Vê a quinta entrevista deste projeto

4 Novembro 2025

Podcast Two Takes: o impacto social da exploração mineira, com Paulo Carneiro e Georgis Grigoriakis

3 Novembro 2025

Exposição “Como ser um lugar de vizinhança” inaugura a 12 de novembro no Goethe-Institut, em Lisboa

30 Outubro 2025

Fica a conhecer Alexandre Leal, vencedor de gastronomia na MNJC24

24 Outubro 2025

Podcast Capital: Sustentabilidade e ecologia na cultura com Carlos Costa e Inês Lampreia

21 Outubro 2025

Fica a conhecer Rodrigo Pereira Esteves, vencedor de dança na MNJC24

20 Outubro 2025

Residências Insubmissas Gerador: pensar a Palestina em voz alta

20 Outubro 2025

João Joanaz de Melo: “Continuamos a ter um paradigma socioeconómico de olhar para o nosso umbigo”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0