O Rivoli celebra os seus 87 anos nos dias 19 e 20 de Janeiro, através do projeto “100% Porto”.Criado pelo coletivo germano-suíço Rimini Protokoll, consiste na reunião de 100 habitantes da cidade no palco do Grande Auditório do Rivoli, traçando um “mapa cartográfico vivo” que “traça o perfil demográfico e social do Porto”. 

Vinte e cinco artistas do Porto completam o programa que se reparte entre dança, teatro, cinema, música, instalação e literatura. Todos são bem-vindos; não há limites mínimos ou máximos de idade para fazer parte da festa. Jonathan Uliel Saldanha, Marco da Silva Ferreira, Jorge Andrade, Sopa de Pedra, Sérgio Martins & Rui Lima, Tânia Dinis, Bruno Senune, Flávio Rodrigues, Valter Fernandes, Jorge Louraço Figueira, Rodrigo Santos, ACE- Escola de Artes, ESMAE, Cristiana Sabino, Rui Spranger, Marco Oliveira, Renato Roque, Rui David, Pedro Alves, Pedro Ferraz, Ricardo Megre, Francisco Rua e Groove Ball (Simone Francisco, Inês Pando & Igor Ribeiro) completam a lista.

Dos anos 30 a 2019, são muitas as estórias que ligam o Rivoli à cidade do Porto e aos hábitos culturais dos portuenses. Para alguns o palco de estreia, para outros a sala de espetáculos em que começaram a frequentar eventos culturais com regularidade; o Rivoli é uma parte da cidade. 

Durante os dois dias de festa, será revelada a programação da segunda parte da temporada do Rivoli, que vai de Março a Julho de 2019.

A entrada é gratuita.

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Rivoli

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.