O Festival A Porta está de volta a Leiria entre os dias 14 e 23 de junho para uma quinta edição que promete expansão e a apresentação de novas propostas artísticas. Manel Cruz, Mdou Moctar, The Mauskovic Dance Band, K-X-P, Julinho da Concertina, April Marmara e Ayamonte Cidade Rodrigo formam o grupo de confirmações. 

Em 2019 o festival pretende reforçar a sua posição como palco artístico de colaboração e comunidade, levando a programação a diferentes pontos da cidade através de concertos, jantares temáticos, a exposição coletiva “Casa Plástica”, residências artísticas, workshops para crianças e 1001 Portas que revelam não só os espaços, mas também os agentes da cidade. 

O Jardim Luís de Camões, o Parque do Avião, o Jardim da Vala Real, o antigo edifício da EDP, a Villa Portela, o Teatro José Lúcio da Silva, a Rua Direita, a Fonte Luminosa e a Stereogun são lugares conhecidos pelos habitantes de Leiria, por onde a programação passará. Além destes também serão integradas casas privadas, uma igreja e várias lojas, diversificando o tipo de lugares que criam a composição do roteiro cultural proposto pelo festival.

https://www.youtube.com/watch?v=0GrHxQDIoO0&feature=youtu.be

Vídeo de apresentação do Festival A Porta

O novo álbum de Manel Cruz, a música africana de Mdou Moctar, o funaná de Julinho da Concertina, os ritmos psicadélicos dos holandeses Mauskovic Dance Band, o techno minimal dos finlandeses K-X-P, o ghost folk da lisboeta April Marmara e a junção entre folk e synth pop dos Ayamonte Cidade Rodrigo, um novo projeto musical de Leiria, abrem o leque de opções e ocupam diferentes lugares na programação pensada para ser eclética. 

Nas palavras de Gui Garrido, diretor artístico do Festival, “esta Porta pertence à cidade de Leiria e ao contrário de todas as outras esta só abre. Por ela tem-se acesso directo às mais diversas formas de arte, à cultura, ao entretenimento, ao lazer, ao comércio e à gastronomia.”

O Festival a Porta é produzido pelo coletivo Meia Dúzia e Meia de Gatos Pingados e conta, entre outros, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Leiria. Sabe mais sobre este projeto, aqui

Texto de Carolina Franco
Still
do vídeo de apresentação do Festival A Porta ©Casota Collective
O Festival A Porta é parceiro do Gerador

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.