No dia 6 de Novembro, a partir das 22h, o café do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) recebe uma sessão de “declAMAR POESIA”, um evento de declamação de poesia com a duração de 1h e de entrada livre, em comemoração do centenário do nascimento da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.

O evento é dinamizado por um colectivo de cinco leitores de poesia: Catarina Matos, Lurdes Telmo, Olga Coval, Rui Amado e Vanda Ecm. Em cada sessão, propõe-se um alinhamento inicial de poetas e poemas, sob um tema pré-definido, ao qual se seguirá um período de microfone aberto, no qual o público pode escolher ler poemas próprios ou de outrem.

“DeclAMAR POESIA” é promovido mensalmente, em vários lugares, por leitores de poesia que gostam de partilhar ao microfone as suas escolhas. O evento nasceu e costuma decorrer no Salão Brazil, também em Coimbra, tendo já passado pela Casa da Escrita e chegando agora ao TAGV. É aberto a todos os públicos e aos leitores de poesia que queiram ouvir declamar poesia ou declamar poemas à sua escolha.

Texto de Francisco Cambim
Fotografia de Ivo Tavares disponível via site do TAGV

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.