Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Em tempos cinzentos, a FOmE é cor-de-rosa e estreia-se no online

A revista FOmE, um projeto de Margarida Mata e Pedro Faria Cunha, inaugurou no passado…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A revista FOmE, um projeto de Margarida Mata e Pedro Faria Cunha, inaugurou no passado dia 28 de março a sua plataforma online. Com um site vem também um bónus: uma edição cor-de-rosa “que nasce em tempos cinzentos”.  

A FOmE tem como base dois conceitos primordiais: ser uma galeria em papel e tornar o underground acessível. Nesta fase a galeria não pôde estar no papel, mas encontrou no online uma solução provisória. É, aliás, possível descarregar o volume V em alta e baixa qualidade através do site

No editorial que assinam nesta edição explicam que a galeria em papel que se propuseram a “inaugurar a cada três meses é, neste volume V, uma galeria digital”. “Não é um desvirtuar da nossa missão ou princípios, é sim uma adaptação imposta pelo momento que vivemos”, dizem. Deixam ainda uma nota “sobre o período cinzento escuro que vive este grupo [artístico] já de si tão frágil" e sublinham que foi precisamente por terem “consciência da fragilidade dos artistas emergentes” que não cancelaram esta edição.

A FOmE V reúne Rita Melo, Joana Vieira de Castro, Filipe Felizardo, Sérgio fernandes, Pitanga, Vitó, Flix, Katherine Chacon, Tiago Vieira, David Romão, a associação Ephemera, os estúdios PADA, o coletivo SPA e o coletivo CAFI.  Como nas edições anteriores, é possível que encontres sugestões musicais para acompanhar as leituras e um mergulho nas obras. 

No site da FOmE podes perceber melhor em que consiste o projeto, quais são os seus objetivos e comprar edições anteriores. Podes navegar neste universo tão amplo e coerente à distância de um clique. Também podes seguir a FOmE através do Facebook e do Instagram.

Texto de Carolina Franco
Ilustração de Pedro Faria Cunha
A Revista FOmE e o Gerador são parceiros
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Diogo Cândido sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0